Com 215.711 automóveis e comerciais leves emplacados, julho já é o melhor mês de vendas do ano. Isso, graças aos resultados alcançados com a Medida Provisória do carro popular, que alavancou as vendas do setor, principalmente, quando se fala de modelos mais baratos. Entretanto, apesar dos altos números, o ranking das marcas continua com o pódio intacto, com Fiat, Volkswagen e General Motors na primeira, segunda e terceira posições, respectivamente, na comparação de junho para julho. Mas esse mês agitado também reuniu algumas surpresas.
A partir da terceira posição do ranking, a coisa começa a mudar de figura. Apesar de ter vendido mais que em junho, o mês de julho fez a Toyota despencar uma posição. Foi de quarta (15.391 unidades) para quinta (17.253 emplacamentos). Isso, em síntese, abriu passagem para a Hyundai, que ocupou a quarta posição no mês passado, com suas 22.554 unidades.
HB20 fez Hyundai crescer
Tal situação é fruto das boas vendas do hatch HB20, que passou de sétimo (em junho) para segundo lugar (julho) em vendas. Assim, na vice-liderança, registrou 12.126 unidades – quase o dobro do número computado no mês anterior.
Na sequência equilíbrio quase total. A Renault se mantém na sexta posição, bem como a Jeep, em sétima. Por fim, Nissan (oitava) e Honda (nona) trocam de posições e a Peugeot fecha o “top 10”.
Veja o ranking das marcas em julho:
Fiat: 44.407 (20,59%)
Volkswagen: 41.602 (19,29%)
General Motors: 29.736 (13,79%)
Hyundai: 22.554 (10,46%)
Toyota: 17.253 (8,00%)
Renault: 13.971 (6,48%)
Jeep: 11.708 (5,43%)
Nissan: 6.868 (3,18%)
Honda: 6.733 (3,12%)
Peugeot: 3.841 (1,78%)
Citroën: 3.331 (1,54%)
Caoa Chery: 2.744 (1,27%)
Ford: 1.948 (0,90%)
Mitsubishi 1.456 (0,67%)
BMW: 1.199 (0,56%)
Categoria de automóveis deu VW
Se pegarmos, no entanto, apenas os números de automóveis, a Volkswagen dispara na frente e passa a Fiat, com seus 35.796 emplacamentos de julho, informam os dados. Para se ter ideia, em junho, a fabricante alemã havia sido a segunda marca a vender mais automóveis no Brasil, com 24.503 unidades (atrás da montadora italiana). Isso se deve, em síntese, ao sucesso de vendas da linha Polo, que conquistou a liderança do ranking de modelos e vendeu mais de 16 mil unidades.
Acumulado do ano
No ranking do acumulado do ano nas vendas de automóveis e comerciais leves, a Fiat continua líder absoluta. Entre janeiro e julho, a fabricante já vendeu 251.291 unidades e, assim, abocanhou 21,85% de participação.
Entretanto, houve dança das cadeiras para Volkswagen e General Motors. Com o advento das altas vendas do Polo e a contribuição da queda nos emplacamentos do Chevrolet Onix no mês passado, – que teve a produção interrompida por uns dias em Gravataí (RS) – a VW passou a GM. Em números, respectivamente, foram 179.977 (15,65% de participação) e 178.714 (15,54%) unidades ao longo de 2023. No restante do ranking, todavia, nada de muitas surpresas. Apenas a Citroën que deixou o “top 10”, dando lugar à Peugeot.
Veja as 15 marcas de carros mais vendidas em 2023:
Fiat: 251.291 (21,85%)
Volkswagen: 179.977 (15,65%)
General Motors: 178.714 (15,54%)
Toyota: 105.424 (9,17%)
Hyundai: 96.178 (8,36%)
Jeep: 75.081 (6,53%)
Renault: 66.991 (5,82%)
Honda: 40.839 (3,55%)
Nissan: 38.497 (3,35%)
Peugeot: 17.993 (1,56%)
Citroën: 17.578 (1,53%)
Ford: 14.147 (1,23%)
Caoa Chery: 13.354 (1,16%)
Mitsubishi 8.969 (0,78%)
BMW: 7.564 (0,66%)