Você está lendo...
Avaliação: SUV elétrico ID.4 é o Volkswagen mais diferente que você verá
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Avaliação

Avaliação: SUV elétrico ID.4 é o Volkswagen mais diferente que você verá

Primeiro carro elétrico da Volkswagen no Brasil, SUV ID.4 se destaca como o mais moderno e diferente da marca, mas chega só por assinatura

Diogo de Oliveira

14 de ago, 2023 · 12 minutos de leitura.

Publicidade

VW ID.4 elétrico
Com 4,58 metros de comprimento e um motor elétrico traseiro de 204 cv, VW ID.4 é confortável por dentro e poderoso ao volante
Crédito:ALEX SILVA/ESTADAO

Notei vários olhares curiosos assim que saí para dar minha primeira volta no ID.4. “Não parece um Volkswagen“, disse um dos rapazes da segurança, que controlam a entrada de veículos no prédio do Estadão, em São Paulo. Pois o SUV é mesmo muito diferente dos demais modelos da marca alemã disponíveis no Brasil. Aliás, dá para afirmar que o ID.4 é o VW mais diferentão que você verá rodando nas ruas brasileiras.

Mas não será tão fácil assim encontrar um exemplar do SUV elétrico por aí. Isso porque, por enquanto, o Volkswagen ID.4 chega disponível apenas por assinatura, no programa Sign and Drive. E com uma mensalidade a partir de R$ 9.990, ou seja, preço de carro de luxo. Por essa razão, no balanço de vendas de elétricos em julho, o modelo aparece com 50 unidades, enquanto o Volvo XC40, com preço a partir de R$ 329.950, teve 106 emplacamentos.

VW ID.4 elétrico
ALEX SILVA/ESTADAO

Publicidade


Como é o Volkswagen ID.4 Pro

Para começar, o desenho do SUV não tem qualquer semelhança com outro VW à venda no País. A carroceria tem linhas abauladas e sinuosas. Essas formas mais redondas buscam reduzir o arrasto aerodinâmico, e, assim, aumentar a autonomia das baterias. É uma característica vista em todos os modelos da linha ID, como a Kombi elétrica ID.Buzz, que está confirmada no Brasil e também estreia agora no 2º semestre.

Da mesma forma, a cabine do ID.4 surpreende e impressiona pelo visual minimalista. Há poucos comandos e o motorista trabalha basicamente com foco nas duas telas do painel – um pequeno display de 5 polegadas e um multimídia central com tela de 10 polegadas. Os visores inclusive conversam entre si e permitem, por exemplo, colocar os dados de navegação (via Google Maps) no canto do quadro de instrumentos, para facilitar a leitura.

VW ID.4 elétrico
ALEX SILVA/ESTADAO

Uma vez a bordo, não é necessário “dar a partida no motor”. Ao abrir uma das portas e acessar a cabine, o Volkswagen ID.4 já está pronto para sair, com tudo ligado. A marca deixou um botão de liga/desliga no local que é feita a ignição nos carros flex, como o Polo Track e o T-Cross. Mas, na prática, o comando é descartável. Basta estar com a chave próxima do corpo e o SUV percebe até a sua chegada ou partida, ligando as luzes e/ou travando as portas.

Assim, basta acionar o seletor do câmbio, que fica acoplado à tela do quadro de instrumentos, logo atrás do volante. Com o seletor em posição “D”, o motorista já pode acelerar e seguir viagem. Há também o modo “B”, de recuperação de energia. Com ele, tem-se a condução “por um pedal”, ou seja, ao liberar pedal do acelerador, entra em ação o freio motor, e a energia produzida na frenagem é reenviada à bateria, poupando inclusive as pastilhas de freios.

ALEX SILVA/ESTADAO

ID.4 é silencioso e potente

Para quem acha que carro elétrico é sem graça, uma volta no Volkswagen ID.4 pode mudar esse conceito. O SUV é equipado com um motor elétrico instalado no eixo traseiro e capaz de gerar 204 cv de potência e um torque máximo (e imediato) de 31,6 mkgf. Ao pressionar pedal do acelerador (que tem o triângulo símbolo universal de “Play”), o SUV acelera rápido e impressiona pelo empuxe. Segundo a VW, a aceleração de zero a 100 km/h leva 8,5 segundos.

O número impressiona menos que o poder de aceleração. Entretanto, a bordo, o ID.4 é macio, agradável e silencioso. A suspensão mais alta de SUV ajuda nesse sentido, com um ajuste robusto e que permite passar sem problemas por lombadas e valetas. Para motorista e passageiro, um detalhe curioso: uma linha de LED rente ao para-brisa se acende para avisar que o carro está engrenado ou que há um obstáculo à frente.

VW ID.4 elétrico
ALEX SILVA/ESTADAO

Em movimento, logo se nota o centro de gravidade diferente por causa do pacote de baterias. Este tem capacidade líquida de 77 kWh, o suficiente para percorrer até 520 km no ciclo global WLTP. Ou 370 km no PBVE do Inmetro. Seja como for, a autonomia do SUV é robusta e pareceu suficiente para o dia-a-dia, inclusive sem a necessidade de carregamento diário para quem percorre distâncias entre 50 km e 100 km com alguma frequência.

Neste primeiro contato, avaliamos também a recarga em nossa estação de 22 kW de potência, dentro do Estadão. O tempo médio para encher até 80% da bateria do ID.4 foi de 3,5 horas a 4 horas. Ou seja, super tranquilo. Por quatro dias, rodamos cerca de 240 km e a carga não chegou a ficar abaixo de 70% em nenhum momento, com o painel indicando entre 380 km e 280 km de autonomia. Os carros elétricos normalmente induzem o motorista a dirigir de forma mais mansa e eficiente, mas, em nossa avaliação, aceleramos tal como em um carro flex ou diesel.

VW ID.4 elétrico
ALEX SILVA/ESTADAO

ID.4 é o presente e futuro da Volkswagen

Embora ainda seja um sonho distante para o brasileiro comum, o Volkswagen ID.4 ao menos mostra como são os carros elétricos da marca. E, portanto, como será (mais ou menos) o futuro elétrico de entrada da linha ID, que promete ter preço na faixa de R$ 100 mil. Não é o caso do SUV elétrico, que tem desempenho mais forte e muito recheio. Mas, no uso, mostra que a eletrificação da marca já aconteceu. Ela só está distante daqui.

Na versão Pro disponível por assinatura, o ID.4 recebe os passageiros com sofisticação. Há, por exemplo, ar-condicionado de três zonas com ajuste de temperatura independente para o banco traseiro, vasta forração em couro, com acabamento em três cores de acabamento, teto solar panorâmico e bancos dianteiros com ajustes elétricos, memórias e massageadores. Inclusive, o assento recua para facilitar o embarque e desembarque.

ALEX SILVA/ESTADAO

Com os 2,76 metros de distância entre-eixos e o assoalho plano que cobre a bateria, o espaço interno é excelente para pernas, bem como para cabeças (1,61 m). Some-se a isso o porta-malas com 543 litros de volume, e temos um SUV bastante agradável para viagens em família. Na frente, entre os assentos, há vários porta-copos, alguns modulares, uma vez que o câmbio fica junto do volante. São quatro entradas USB do tipo C e um carregador por indução.

Conclusão

O ID.4 mostra que a Volkswagen já está na disputa pelo mercado de carros elétricos. E com atributos técnicos para se destacar. Entretanto, no Brasil, a marca ainda se mostra reticente com a eletrificação, e fala mais em híbrido a etanol. O resultado disso é que a VW ainda não entrou para valer no segmento de veículos a baterias, em parte porque tem receio da infraestrutura de carregamento ainda modesta frustrar os clientes brasileiros.

VW ID.4 elétrico
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Entretanto, é bom a alemã ficar esperta, porque os números de vendas de elétricos cresce acima das projeções. E as montadoras da China, que detém a tecnologia e a produção de baterias, estão avançando rapidamente e com produtos competitivos. Por exemplo, recentemente recebemos o SUV elétrico BYD Yuan Plus no Jornal do Carro, e o modelo, que tem dimensões próximas do ID.4, surpreendeu em muitos aspectos. E por um preço bem menor.

Ou seja, não bastará ao ID.4 ser um carro incrível. Este mercado está amadurecendo rapidamente, e o SUV elétrico da Volkswagen vai ter que se ajustar quando chegar às lojas, no varejo. De qualquer forma, ao volante, impressiona e se revela o mais diferente e divertido carro da marca. E também o mais tecnológico disponível no Brasil. Em resumo, o produto é excelente, agora a VW precisa melhorar e ampliar a oferta de elétricos. E rápido.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil

Prós

  • Alto nível tecnológico e bateria e motor potentes tornam o ID.4 um dos SUVs elétricos mais interessantes do mercado

Contras

  • Preço ainda fora da realidade do mercado brasileiro e limitação da oferta em planos de assinatura

Ficha Técnica

Volkswagen ID.4 Pro

Preço da assinatura

A partir de R$ 9.990

Motor

Elétrico, traseiro

Potência

204 cv (150 kW)

Torque

31,6 mkgf (310 Nm)

Câmbio

Automático, duas marchas; tração traseira

Bateria

77 kWh

Comprimento

4,58 metros

Largura

1,85 metro

Altura

1,62 metro

Entre-eixos

2,76 metros

Porta-malas

543 litros

Peso (ordem de marcha)

2.142 kg

Tempo de recarga

38 minutos (80% em estações de 150 kW); 7h30 (Wallbox de 11 kWh)

Aceleração 0-100 km/h

8,5 segundos

Velocidade máxima

160 km/h

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.