Você está lendo...
T-Cross, Nivus e Renegade: veja os 20 SUVs mais vendidos de julho
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

T-Cross, Nivus e Renegade: veja os 20 SUVs mais vendidos de julho

Volkswagen Nivus surpreende em julho ocupando o 2° lugar no ranking dos SUVs; Renegade sobe, mas T-Cross leva o título de mais vendido

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

03 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

mais vendidos SUVs
Volkswagen T-Cross emplacou mais de 70 mil unidades em 2023
Crédito:Volkswagen/Divulgação

No sétimo mês do ano, o Volkswagen T-Cross se manteve na liderança entre os SUVs. O modelo da marca alemã emplacou 8.553 unidades, ocupando com folga o primeiro lugar entre os mais vendidos da categoria. No entanto, quem surpreendeu foi o VW Nivus, que teve uma disparada após o 1° semestre de 2023. O utilitário, que parte de R$ 129.190, subiu 6 posições e ocupa a 2ª colocação entre os SUVs, com 6.498 emplacamentos. Seja como for, esse crescimento mostra a força que a VW está recuperando após a leva dos descontos para o “carro popular” que fez, inclusive, o Polo ficar em 1° entre os carros mais vendidos.

O Jeep Renegade, dessa forma, vem logo atrás, em 3° lugar. Após um período de quedas, o modelo passou por um leve aumento em julho. Aliás, é uma situação diferente do seu irmão maior Compass, que aparece apenas na 8ª posição entre os SUVs. Fechando o “top 5”, temos Chevrolet Tracker e Hyundai Creta com apenas 124 unidades de diferença.



VW Nivus porta-malas SUVs
JUNIOR KRPIX/ESTADÃO

Publicidade


Honda H-RV e Nissan Kicks disputaram

A partir da 6ª posição, o ranking mostra embates acirrados. Seja como for, que vem logo em seguida é o Honda HR-V com 4.983 unidades vendidas. O SUV da Honda conseguiu, por exemplo, fechar o sétimo mês do ano à frente do Nissan Kicks e do Jeep Compass, que emplacaram 4.752 e 4.707 unidades, respectivamente. Por fim, o “top 10” se encerra com a presença dos irmãos Fiat Pulse e Fastback.

Na segunda parte do ranking, aparecem Toyota Corolla Cross (11°), Renault Duster (12°) e Jeep Commander (13°). Além disso, vale a atenção para o GWM Haval H6, que se manteve entre os 20 mais vendidos. O híbrido, que estreou no mercado brasileiro em abril deste ano, chegou a ultrapassar o rival Corolla Cross em junho. No entanto, sofreu uma leve recuada nas vendas. Por fim, cabe citar também o BYD Song Plus, que ocupou o 20° lugar com 445 vendas.

Honda HR-V EXL 2024
Diogo de Oliveira/Estadão

Os 20 SUVs mais vendidos de julho/2023

  • 1°) Volkswagen T-Cross: 8.553
  • 2°) Volkswagen Nivus: 6.498
  • 3°) Jeep Renegade: 5.556
  • 4°) Chevrolet Tracker: 5.438
  • 5°) Hyundai Creta: 5.314
  • 6°) Honda HR-V: 4.983
  • 7°) Nissan Kicks: 4.752
  • 8°) Jeep Compass: 4.707
  • 9°) Fiat Pulse: 3.994
  • 10°) Fiat Fastback: 3.635
  • 11°) Toyota Corolla Cross: 3.630
  • 12°) Renault Duster: 1.801
  • 13°) Jeep Commander: 1.408
  • 14°) Toyota SW4: 1.261
  • 15°) Volkswagen Taos: 1.203
  • 16°) Caoa Chery Tiggo 5x: 1.201
  • 17°) GWM Haval G6: 953
  • 18°) Caoa Chery Tiggo 8: 901
  • 19°) Caoa Chery Tiggo 7: 555
  • 20°) BYD Song Plus: 445

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Montana RS: como é a versão esportiva da picape
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.