A BYD prepara o lançamento no Brasil de um novo SUV híbrido do tipo plug-in. Chamado de Song Pro, o modelo já está à venda na China e é mais acessível que o Song Plus, este já disponível no Brasil. Pois o novo SUV teve as patentes e o desenho industrial registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). E é o mais cotado para ganhar produção na fábrica de Camaçari, na Bahia. A sua nacionalização, aliás, deverá incluir a tropicalização do sistema híbrido para flex. Ou seja, poderá ser abastecido com gasolina ou etanol.
Na China, o BYD Song Pro tem preços a partir de 135.800 yuans. Ou seja, algo em torno de R$ 93.000 na conversão direta e sem impostos. Seja como for, quando chegar ao mercado brasileiro, o SUV deve custar menos que o Song Plus, tabelado em R$ 269.990. Dessa forma, a expectativa é de que o modelo híbrido plug-in fique na faixa dos R$ 200 mil.
BYD Song Pro deve chegar ao Brasil em 2024
Na mecânica, o Song Pro traz um conjunto híbrido plug-in similar ao do irmão Song Plus. Assim, conta com o motor 1.5 aspirado de 110 cv de potência que trabalha junto a um motor elétrico. Combinados, entregam uma potência máxima de 197 cv. Dessa forma, é menos potente que o Song Plus que, na versão vendida nacionalmente, alcança os 235 cv.
No mercado chinês, há duas opções de bateria. A primeira é de 12,9 kWh que, de acordo com o ciclo chinês (NEDC), pode alcançar 71 km de autonomia. Já a segunda conta com 18,3 kWh e permite 110 km de alcance. Seja como for, segundo a apuração do site InsideEVs, o Song Pro deve chegar ao Brasil na versão de entrada e com bateria menor. A estreia, inclusive, deve acontecer apenas em meados de 2024.
SUV é parecido com o irmão Song Plus
Em termos de design, o Song Pro é muito parecido com o Song Plus. São poucos detalhes que diferem os SUVs. Esse é o caso, por exemplo, dos faróis. No SUV Pro, eles são mais afilados. Além disso, há também uma grade com um novo padrão de desenho, mais vincos no capô e enormes entradas de ar. Na traseira, o visual é praticamente o mesmo. Entretanto, com base nos desenhos, é possível concluir que o Song Pro terá para-choques mais robustos e uma janela de vigia mais larga.
No tamanho o BYD Song Pro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Ou seja, é levemente maior que o irmão Song Plus. Por fim, as rodas são de 19 polegadas.
Interior mais moderno
Entretanto, é na parte interna que o Song Pro tem mudanças maiores. O painel, por exemplo, é mais moderno e conta com duas telas flutuantes. Uma é o cluster digital que fica logo atrás do volante de três raios. A outra é a central multimídia giratória que tem 15 polegadas. Na China, o SUV vem de série com tecnologias interessantes como teto-solar panorâmico, ajuste elétrico para o banco do motorista, ar-condicionado de duas zonas.
O Jornal do Carro também está no Instagram!