Você está lendo...
GWM Haval H5: novo SUV híbrido rival do SW4 tem 1.200 km de alcance
Notícias

GWM Haval H5: novo SUV híbrido rival do SW4 tem 1.200 km de alcance

SUV da GWM foi lançado na China e terá futura produção nacional, na planta de Iracemápolis, no interior paulista, ao lado da linha Haval H6

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de ago, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

GWM
Modelo pode ter mudanças visuais para o mercado brasileiro
Crédito:GWM/Divulgação

A GWM revelou na China o Haval H5, seu novo SUV 4×4 híbrido do tipo plug-in, que pode ser recarregado em tomadas. O novo modelo é feito sobre a mesma base da picape média Poer, que estreia em 2024 no Brasil e será o primeiro veículo da Great Wall Motors com produção local na fábrica de Iracemápolis, no interior paulista. Um dos destaques do modelo é a autonomia prometida de 1.200 km, distância que considera o alcance em modo 100% elétrico e com o tanque cheio de gasolina.



O modelo, cabe lembrar, foi revelado em julho, mas acaba de ser lançado no mercado chinês. No Brasil, o SUV grande vai concorrer com Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer. Na China, os preços variam entre 122.800 yuans e 157.800 Yuans, valores entre R$ 84 mil e R$ 107 mil na conversão direta.

O SUV está em sua segunda geração no mercado chinês. A princípio, tratava-se de um utilitário compacto que estreou em 2010 e saiu de linha em 2018. Entretanto, o novo Haval H5 mostra mudanças estruturais e de desenho. Aliás, no Brasil, pode ser que o modelo se pareça com a linha Haval H6. Mas nada está confirmado ainda pela fabricante.

Publicidade


Renascimento

GWM
GWM/Divulgação

Na China, o Haval H5 tem motor 2.0 turbo (a gasolina) com 190 cv e câmbio manual de seis marchas. Há outra opção com 217 cv e caixa automática de oito velocidades. E tem um 2.0 turbodiesel de 163 cv com duas opções de câmbio (manual ou automático). Portanto, são quatro configurações. Além disso, o SUV pode vir com tração dianteira ou integral.

Já o modelo para o Brasil não está definido, mas deve seguir os passos do B07. Este já está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) e utiliza motor 1.5 litro turbo e outros dois elétricos que, juntos, geram 280 cv de potência e quase 60 mkgf de torque.


Outro destaque no SUV é a suspensão McPherson no eixo dianteiro e de braços múltiplos (five link) atrás. Freios a disco nas quatro rodas e sistema de direção autônoma nível 2 também estão no pacote. Das portas para dentro, destaque para o quadro de instrumentos analógico ou digital com tela de 3,5″. Já a central multimídia tem display de 12,3″.

GWM/Divulgação

Em relação às dimensões, tem 5,19 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,84 m de altura e entre-eixos de 3,14 m. Mas, mesmo com esse tamanho, o H5 só fica disponível na configuração cinco lugares. No tanque de diesel cabem 78 litros. Na opção a gasolina, entretanto, são 80 l. Por falar em litragem, o porta-malas leva até 2.116 l com os bancos rebatidos.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil
Deixe sua opinião