O mercado recebeu com surpresa a decisão da Toyota, tomada nesta terça-feira (29), de interromper a produção de suas fábricas no Japão. Assim, em um comunicado, a empresa decidiu suspender suas atividades em todas as 14 unidades do país. Entretanto, não se posicionou a respeito de uma data para retorno ou mesmo quanto tempo a paralisação durará.
Segundo a agência Reuters, a paralisação total se deu por conta de um mau funcionamento na linha de produção. A falha gerou não apenas a interrupção a ordem dos componentes cruciais, como também criou preocupações sobre a capacidade operacional da empresa, por exemplo. Não foram divulgados detalhes da causa, mas a possibilidade de um ataque hacker foi descartada.
A paralisação dos trabalhos se deu nas primeiras horas da terça-feira, interrompendo as funções em 12 das 14 fábricas. Ao longo do dia, as duas unidades restantes também tiveram suas atividades interrompidas. Assim, o impacto da medida não foi calculado, mas a Reuters estima que a paralisação represente quase um terço da produção global da Toyota em estagnação, por exemplo.
Paralisação da Toyota também afeta empresas afiliadas
O resultado das paralisações também afeta sistemas parceiros da marca, como, por exemplo, a Toyota Industries. O efeito em cascata obrigou a empresa a paralisar temporariamente suas duas fábricas. No ano passado, um ataque cibernético obrigou a Toyota a também paralisar suas fábricas, porém achou-se uma solução para retomar a produção, com uma rede alternativa.
Por fim, a nova interrupção representa um golpe contra os esforços da montadora, ainda se recuperando do período da “crise dos semicondutores”, onde a falta dos componentes atrasou entregas de carros novos em todo o mundo. A parada repentina das fábricas representa uma perda de cerca de 13 mil veículos, números de apenas um dia de produção.
Contudo, dados obtidos pela Reuters afirmam que a empresa conseguiu alcançar um crescimento de 29% nos ganhos de janeiro a junho, primeiro aumento considerável em um período de dois anos. Assim, a retomada da produção das fábricas da Toyota no Japão ocorrerá nesta quarta-feira (30), respeitando o horário local japonês.
O Jornal do Carro também está no Instagram!