Após o grande sucesso do Dolphin, a BYD lança seu mais novo sedã 100% elétrico, o Seal. O modelo, que apareceu pela primeira vez no Festival Interlagos, chega com a promessa de incomodar bastante os rivais de Audi, BMW e Mercedes-Benz. Dessa forma, vai rivalizar até mesmo com modelos mais tradicionais, como o BMW Série 3. Para isso, chega com preço competitivo de R$ 296.800.
No Brasil, o Seal chega em versão única, a topo de linha. Assim, o sedã virá sempre com dois motores elétricos, um em cada eixo, com 531 cv de potência combinada. Já o torque de 68,3 mkgf são entregues de forma imediata – como em todo carro elétrico. Com esse conjunto, a aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,8 segundos. Já a velocidade máxima chega a 190 km/h. Além disso, a tração é integral. Veja avaliação no link.
Autonomia de mais de 300 km
De acordo com a BYD, a autonomia do Seal chega a 372 km no ciclo do Inmetro (PBEV). No entanto, no ciclo WLTP, o modelo chega a 520 km de autonomia. O alcance é mérito da bateria Blade, que tem um pacote com capacidade de 82,5 kWh no sedã. Segundo a chinesa, o Seal é construído sobre a base e-Platform 3.0, focada em segurança e autonomia. Por isso, conta com a tecnologia “CTB”, que integra a bateria à carroceria e faz do componente parte estrutural do veículo. Inclusive, a plataforma permite que o assoalho do carro seja todo plano.
Vale dizer que, de acordo com a BYD, as baterias tem 8 anos de garantia sem limite de quilometragem. Além disso, a marca passa a oferecer 5 anos de revisão gratuita (ou 100 mil km, o que chegar primeiro) para todos os seus veículos 100% elétricos.
Como é o novo BYD Seal?
Visualmente, o Seal agrada pelas linhas expressivas e beleza. Na dianteira, por exemplo, ostenta faróis iluminados por LEDs com formato estreito. Além disso, traz para-choques personalizado com linhas abauladas e pequenos filetes de LEDs que descem dos faróis. O destaque também vai para as linhas do capô, que são mais elevadas.
Seja como for, o sedã elétrico tem traseira curta, o que o deixa com estilo cupê. No entanto, o destaque vai para a lanterna que cruza toda a carroceria e é iluminada com LEDs. No mais, há também um para-choques com vincos. Um difusor, por fim, complementa o visual. Na tampa do porta-malas, que tem 320 litros de volume, fica a inscrição “Build Your Dreams”, significado de BYD por extenso.
Ao todo, o sedã elétrico tem seis cores no catálogo. São elas: Azul Glacial, Cinza Atlantis, Branco Bright, Preto Cosmos, Verde Courtyard e Cinza Acetinado. Em medidas, o novo modelo da BYD tem 4,80 metros de comprimento, 1,91 m de largura e 1,59 m de altura. Já o entre-eixos tem 2,92 m. Ou seja, é um pouco maior que o Toyota Corolla, com 4,63 m.
Cabine moderna com central giratória
Das portas para dentro, o sedã é bastante luxuoso. Chamam a atenção as duas telas digitais que ficam no painel. Uma exibe o quadro de instrumentos e tem 10,25 polegadas. Mas o destaque é o multimídia com a tela retangular e giratória de 15,6″. Ou seja, como nos demais modelos da marca, dá para posicionar a tela na horizontal ou na vertical. Para isso, basta só apertar uma tecla no volante ou recorrer um ícone na própria tela. O display reúne quase todas as funções do veículo, bem como funções de videogame e Karaokê, também presentes no Dolphin.
Nos acabamentos, o sedã conta com um console mais moderno. Neste, há o seletor de câmbio, carregador de celular por indução e mais alguns comandos do carro, como freio de estacionamento eletrônico. Logo abaixo, há espaço para porta objetos e saídas USB do tipo A e B. Além disso, o sedã também oferta comandos de voz e sistema de som Dynaudio com 12 alto-falantes. Por fim, há teto-solar panorâmico, bem como acabamento em couro e outros tecidos soft touch. Os assentos dianteiros, com formato em concha, tem ajustes elétricos.
Pacote ADAS de segurança
Em termos de segurança, o BYD Seal oferta uma lista completa de equipamentos com o pacote ADAS de auxílio ao motorista. Entre eles há, por exemplo, frenagem autônoma de emergência, aviso de colisão dianteira e traseira, assistente de manutenção e mudança de faixa, entre outros. Câmera 360° e controle de cruzeiro adaptativo também fazem parte dos recursos. Por fim, o modelo conta com 8 airbags.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!