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Como é a réplica do Fusca feita pela GWM; conheça o Ora Ballet Cat
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Como é a réplica do Fusca feita pela GWM; conheça o Ora Ballet Cat

Ora Ballet Cat tem forte inspiração visual no Volkswagen Fusca, mas GWM optou por soluções modernas como motorização elétrica e até carregador por indução

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

30 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

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GWM
Modelo vendido na China tem três tipos de motorização elétrica
Crédito:GWM/Divulgação

Recentemente, a Great Wall Motors (GWM) fez a estreia da marca ORA, no Brasil. O primeiro modelo, que já deu start nas vendas para (pelo menos tentar) encarar o fenômeno BYD Dolphin, já está à venda. O ORA 03 custa R$ 150 mil (preço próximo ao do rival), mas oferece motorização mais potente e lista mais vasta de itens de série. Mas, acima de tudo isso, um detalhe chamou a atenção no hatch: a mistura de estilos e a clara inspiração em outros modelos. Há até quem o chame de cover do Fusca.



GWM ORA 03
ORA 03 foi apresentado durante o festival Interlagos (Vagner Aquino/Jornal do Carro)

Mas se você também teve essa percepção, saiba que a ORA tem um modelo muito mais parecido com o clássico da Volkswagen. Lançado oficialmente no ano passado, na China, o ORA Ballet Cat chegou ao país asiático com foco no público feminino. Fortemente inspirado no Fusca da década de 1960, o modelo – que tem carroceria com quatro portas – imita até os para-choques cromados, o capô arredondado, as caixas de rodas abauladas do saudoso VW. Tem até pintura estilo “saia e blusa”.

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Os faróis não são totalmente redondos, mas têm formato arqueado, bem como as lanternas. Só que o novato chinês é maior. Mede 4,40 metros de comprimento (35 cm a mais na comparação com o Fusca original), 1,88 m de largura, 1,63 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. Assim, leva cinco ocupantes com folga.

GWM/Divulgação

A tampa traseira tem abertura elétrica e é inteiriça (abre-se junto com o vidro). Embaixo, ao contrário do Fusca, que trazia o motor, tem um pequeno porta-malas, onde é guardado o cabo de recarga.


Três versões, todas elétricas

Mas, ao contrário do Fusca, aqui, só motorização elétrica. A versão de entrada carrega no eixo da frente um motor elétrico (associado com uma bateria de 60,5 kWh) que, na versão de entrada, gera potência de 171 cv e torque máximo de 25,5 mkgf. Assim, tem velocidade máxima de 155 km/h.

O modelo intermediário, portanto, vêm com tração traseira e potência de 300 cv. E, na versão mais cara, o “Fusca chinês” tem 544 cv e dois motores. Neste último, a autonomia declarada é de, aproximadamente, 500 km quando completamente carregado – padrão chinês CLTC.

Tecnologia de ponta

Assim como a motorização, a tecnologia também é completamente distinta no ORA Ballet Cat e no modelo de 60 anos atrás. Enquanto o Volkswagen oferecia manivelas para abertura/fechamento dos vidros e pinos para travamento de portas, o chinês, vem com as últimas tendências em tecnologia. Apesar do estilo retrô (até com o clássico volante com aro metálico), a cabine tem tela multimídia (quadro de instrumentos e central dividem uma única peça) e até mimos, como carregador de celular por indução e teto solar panorâmico, por exemplo.


GWM
GWM/Divulgação

Ademais, tem saídas de ar-condicionado traseiras, portas USB, revestimento com couro sintético para os bancos (o do motorista tem ajustes elétricos) e controlador de velocidade. Apresentado pela primeira vez no Salão de Xangai (China), em 2021, ainda batizado como Punk Cat, o modelo tem até ring light no espelho interno a fim de agradar as mulheres.

Brasil

Cabe dizer que, mesmo sem confirmação, há possibilidade de Ora Ballet Cat ser lançado no Brasil. Afinal, ninguém melhor que o brasileiro para simpatizar tanto com o Fusca. Embora sirva apenas para patentear o projeto, vale recordar que, ainda em 2021, a marca registou o modelo no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).


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