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Novo Nissan Kicks é flagrado com mudanças e vêm ao Brasil em 2024
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Novo Nissan Kicks é flagrado com mudanças e vêm ao Brasil em 2024

Embora estivesse com camuflagem para disfarçar as atualizações, o novo Nissan Kicks traz itens redesenhados na dianteira e na traseira e, no Brasil, deve estrear o sistema híbrido e-Power

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

31 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

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SUVs
Novo Nissan Kicks é flagrado com mudanças que vêm ao Brasil em 2025
Crédito:Reprodução/ Carscoops

A segunda geração do Nissan Kicks foi flagrada em teste nas ruas. A marca vai apresentar o novo SUV ainda este ano na Ásia. Conforme o Jornal do Carro antecipou, para o Brasil, teremos de aguardar até 2024, quando o Kicks feito em Resende (RJ) deve receber as mesmas atualizações. Embora o carro fotografado estivesse camuflado, foi possível perceber onde ocorreram as principais mudanças.



Assim, dá para ver que a parte frontal terá entrada de ar com novo desenho. Além disso, as lentes dos faróis foram resenhadas. Além do formato mais fino, elas trazem nova assinatura. As mudanças seriam inspiradas no conceito do protótipo do Pathfinder. Ou seja, o futuro SUV médio revelado recentemente na China.

Seja como for, a Nissan também fez pequenos ajustes no balanço dianteiro do novo Kicks. Portanto, isso é resultado da utilização da nova plataforma CMF-B. Além disso, a caída na parte traseira do teto indica que o modelo tem estilo parecido com o de cupês. Porém, as lanternas estão posicionadas na vertical, deixando de lado o arranjo na horizontal.

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Nissan
Reprodução/Carscoops

A motorização do Novo Nissan Kicks

Até o momento, o que sabemos é que a Nissan poderá estrear no Brasil o sistema híbrido e-Power no novo Kicks. Disponível na Ásia, o conjunto tem motor a combustão que gera energia para o elétrico, que move o carro. Assim, o SUV poderia rodar até 30 km com um litro de combustível. Seja como for, o SUv também deverá ter o novo 1.0 turbo feito em colaboração com a Renault. Aliás, esse três-cilindros deverá ser oferecido também no inédito Renault Kardian.

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Carros elétricos estimulam busca por fontes de energia renovável

Energia fornecida pelo sol e pelos ventos é uma solução viável para abastecer veículos modernos

19 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

eletromobilidade é uma realidade na indústria automotiva e o crescimento da frota de carros movidos a bateria traz à tona um tema importante: a necessidade de gerar energia elétrica em alta escala por meio de fontes limpas e renováveis. 

“A mobilidade elétrica é uma alternativa para melhorar a eficiência energética no transporte e para a integração com as energias renováveis”, afirma Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

O Brasil é privilegiado em termos de abundância de fontes renováveis, como, por exemplo, a energia solar e a eólica. “É uma boa notícia para a transição energética, quando se trata da expansão de infraestrutura de recarga para veículos elétricos”, diz o professor. 

Impacto pequeno

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil tem condições de mudar sua matriz energética – o conjunto de fontes de energia disponíveis – até 2029. Isso reduziria a dependência de hidrelétricas e aumentaria a participação das fontes eólicas e solar.

Mesmo assim, numa projeção de que os veículos elétricos poderão representar entre 4% e 10% da frota brasileira em 2030, estudos da CPFL Energia preveem que o acréscimo no consumo de energia ficaria entre 0,6% e 1,6%. Ou seja: os impactos seriam insignificantes. Não precisaríamos de novos investimentos para atender à demanda.

Entretanto, a chegada dos veículos elétricos torna plenamente viável a sinergia com outras fontes renováveis, disponíveis em abundância no País. “As energias solar e eólica são intermitentes e geram energia de forma uniforme ao longo do dia”, diz o professor. “A eletromobilidade abre uma perspectiva interessante nessa discussão.”

Incentivo à energia eólica

Um bom exemplo vem do Texas (Estados Unidos), onde a concessionária de energia criou uma rede de estações de recarga para veículos elétricos alimentada por usinas eólicas. O consumidor paga um valor mensal de US$ 4 para ter acesso ilimitado aos 800 pontos da rede. 

Segundo Delatore, painéis fotovoltaicos podem, inclusive, ser instalados diretamente nos locais onde estão os pontos de recarga

“A eletrificação da frota brasileira deveria ser incentivada, por causa das fontes limpas e renováveis existentes no País. Cerca de 60% da eletricidade nacional vem das hidrelétricas, ao passo que, na Região Nordeste, 89% da energia tem origem eólica.”

Híbridos no contexto

Contudo, a utilização de fontes renováveis não se restringe aos carros 100% elétricos. Os modelos híbridos também se enquadram nesse cenário. 

Um estudo do periódico científico Energy for Sustainable Development fala das vantagens dos híbridos, ao afirmar que suas emissões de gases de efeito estufa são inferiores às do veículo puramente elétrico.

“Os veículos híbridos possuem baterias menores, com proporcional redução das emissões de poluentes. Essas baterias reduzem o impacto ambiental da mineração dos componentes necessários à sua fabricação. Os resultados demonstram que a associação de baterias de veículo que usam biocombustíveis tem efeito sinérgico mais positivo”, conclui o documento.