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Flagra: novo Nissan Kicks inicia testes no Brasil, mas só chega em 2025
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Flagra: novo Nissan Kicks inicia testes no Brasil, mas só chega em 2025

Segunda geração do SUV é flagrada em testes no Paraná; novo Nissan Kicks deverá ter motor 1.0 turbo da Renault, mas ainda demora a chegar

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

15 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Nissan Kicks 2025
Nissan Kicks aparece em testes no Brasil, mas só deve chegar em 2025
Crédito:Gassner Motors/Instagram/Reprodução

O Kicks, SUV compacto da Nissan, está para receber uma atualização, após chegar ao mercado nacional em meados da década passada. Conforme o Jornal do Carro antecipou em abril, o modelo foi flagrado em testes nos Estados Unidos com camuflagem pesada e, recentemente, foi visto no Brasil, com registro feito por André Gassner no perfil @GassnerMotors no Instagram.

A novidade, no entanto, adianta uma prática adotada pela Nissan há algum tempo: o novo Kicks deve conviver com a versão “antiga” nas concessionárias, algo que também existe na Hyundai com o Creta, por exemplo. As duas versões dividirão a atenção da clientela até 2025, assim como o Versa, que conviveu com sua versão defasada V-Drive.



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(@gassnermotors/Instagram)

Segundo Gassner, o modelo flagrado em testes tem o mesmo porte do Nissan Kicks atual, o que reforça a ideia de que se trata da nova geração do modelo da marca japonesa. O que se sabe é que provavelmente o modelo deverá usar a mesma plataforma do novo SUV da Renault, a CMF-B. Além disso, outro fruto da parceria Renault-Nissan poderá aparecer: o motor 1.0 turbo flex, que equipará o substituto do Stepway. Assim como o câmbio automático CVT.

Os dois produtos, tanto da Nissan quanto da Renault, são apostas para barrar o avanço da concorrência, mais especificamente do Fiat Pulse, por exemplo. Contudo, a julgar pela forte camuflagem vista no modelo da Nissan, seu lançamento, ao contrário do modelo da Renault, não deve estar próximo. Enquanto o SUV da marca francesa surgiu na Rússia sem camuflagens, o da Nissan é esperado para o próximo ano, ou até mesmo para 2025.


Versão híbrida do Kicks é possibilidade

Nada ainda está confirmado pela Nissan, mas, provavelmente, o sistema híbrido e-Power deve acompanhar o Kicks de nova geração. A princípio, o conjunto mecânico funciona como um carro elétrico. Afinal, utiliza um motor 1.2 de três cilindros aspirado com 79 cv, que trabalha exclusivamente para alimentar o motor elétrico. Ou seja, não traciona as rodas. Entretanto, poderá ser abastecido com gasolina em vez de recarregar em tomadas e eletropostos.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.