Quando foi apresentado no começo de junho, o Volvo EX30 surpreendeu. Afinal, o inédito SUV elétrico veio incomodar até utilitários com motor a combustão, com proposta de preço mais acessível. Pois o modelo inicia a pré-venda no Brasil nesta quinta-feira (14), com preços entre R$ 219.950 e R$ 279.950. Esta faixa pega, por exemplo, versões flex dos SUVs médios, como Jeep Compass e Volkswagen Taos, bem como o elétrico BYD Yuan Plus (R$ 269.990).
Conforme prometido pela Volvo na revelação mundial, em Milão, na Itália (onde o Jornal do Carro esteve presente), o EX30 deve chegar ao País no 1º trimestre de 2024. A marca sueca venderá aqui quatro versões de acabamento com duas opções de bateria.
Veja os preços e versões do Volvo EX30
- Core Single Engine (51kWh) – R$ 219.950
- Core Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 239.950
- Plus Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 264.950
- Ultra Single Engine Extended Range (69kWh) – R$ 279.950
Na opção de entrada, o SUV busca o consumidor que percorre distâncias mais curtas, em ambiente urbano. Assim, vem com um pacote de bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 51 kWh. O motor conta com 276 cavalos de potência e 35 mkgf de torque. Tem 340 km de autonomia no ciclo WLTP (dado ainda não aferido pelo Inmetro). A aceleração de zero a 100 km/h leva 5,7 segundos, conforme os dados oficiais da Volvo.
Já o consumidor que procura autonomia extra, há opção do EX30 com bateria de alcance estendido NMC. Esta está disponível nas três versões mais caras e tem lítio, níquel, manganês e cobalto na composição, com capacidade de 69 kWh e 470 km de alcance no ciclo WLTP. Já o motor gera os mesmos 276 cv de potência, mas é um pouco mais ágil nas acelerações, com 0 e 100 km/h feito em 5,3 s.
Volvo EX30 usa jeans reciclado e tem tamanho de T-Cross
O EX30 chega para baixar a régua dos preços praticados pela Volvo. Até então, o mais barato da marca era o XC40 Recharge, de R$ 329.950. Mas, além de R$ 110 mil mais barato, o novato traz soluções mais simples em relação ao irmão mais velho. A começar, é feito na China, na plataforma elétrica SEA, de sua detentora Geely. Tem, por exemplo, apenas uma tela central e, ademais, fabricação com componentes reciclados, como jeans, linho e lã – que revestem partes internas.
Por falar em interior, os clientes têm quatro opções de personalização. O sistema de som reúne vários alto-falantes espalhados pela cabine e o porta-luvas fica posicionado abaixo da tela central.
O modelo também é o menor SUV da marca. Tem 4,20 metros de comprimento, 1,80 m de largura e 2,65 m de entre-eixos. Ou seja, dimensões bem próximas às do Chevrolet Tracker e do Volkswagen T-Cross. Por isso, o espaço no porta-malas não é dos maiores, com capacidade para 320 litros. Mas, sob o capô, tem mais 15 litros de espaço.
Na lista de série, o Volvo EX30 vem com a tecnologia Safe Space, que alerta em caso de abertura de portas próximo a ciclistas ou motocicletas. Além disso, tem frenagem automática de baixa velocidade e detecção de fadiga. Por fim, quem comprar o SUV elétrico na pré-venda, recebe um carregador portátil e um Wallbox de 7,4 kW. As compras podem ser feitas no site brasileiro da marca (www.volvocars.com.br) ou diretamente nas concessionárias.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!