Você está lendo...
Gol, Uno, Palio e Onix: os 20 carros usados mais vendidos de agosto
Mercado

Gol, Uno, Palio e Onix: os 20 carros usados mais vendidos de agosto

Vendas de carros usados e seminovos registraram alta em agosto na comparação com julho; Volkswagen Gol vendeu mais de 70 mil unidades só no mês passado

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

11 de set, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

usados brasil gol
VW Gol é o usado mais vendido
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Para alguns consumidores brasileiros, principalmente por conta dos preços, é mais vantajoso comprar um seminovo ou usado mais completo que um zero-km pelado e caro. É por isso que, enquanto os automóveis e comerciais leves novos registram vendas cada vez mais baixas, os usados sobem. O ranking, no entanto, não muda. Continua, como de praxe, com o Volkswagen Gol no topo.



Em números, de acordo com a Fenabrave, associação dos concessionários do País, enquanto o segmento de 0-km caiu de 215 mil unidades para 196 mil entre julho e agosto (queda de 8,7%), os usados subiram de 905 mil para 1,017 milhão de unidades no período (+12,4%).

Em relação a todos os segmentos de veículos transferidos no Brasil, os números da Fenauto, entidade que representa o setor de lojistas multimarcas de veículos seminovos e usados, comemora a alta do resultado no acumulado do ano. Entre janeiro e agosto de 2023, a princípio, já foram vendidas 9.444.206 unidades de seminovos e usados no País. Desse modo, 10,7% a mais em comparação com o ano de 2022. A entidade, por fim, prevê 15 milhões de veículos comercializados até o fim do ano.

Publicidade


Fiat Uno usados
Uno foi o segundo veículo usado mais comprado pelos consumidores no mês passado (Fiat/Divulgação)

Pódio

No pódio, a tabela da Fenabrave aponta que o Volkswagen Gol registrou 71.255 unidades no mês passado. A dupla da Fiat, Uno e Palio, todavia, praticamente empatou no período. Respectivamente, registraram 40.466 e 40.350 transferências, ocupando, assim, o segundo e o terceiro lugares do ranking.

Veja os 20 automóveis e comerciais leves usados mais vendidos de agosto:

1º) Volkswagen Gol: 71.255
2º) Fiat Uno: 40.466
3º) Fiat Palio: 40.350
4º) Chevrolet Onix: 31.682
5º) Fiat Strada: 29.925
6º) Chevrolet Celta: 24.104
7º) Toyota Corolla: 23.860
8º) Volkswagen Fox: 22.348
9º) Ford Ka: 22.266
10º) Hyundai HB20: 22.171
11º) Volkswagen Saveiro: 20.765
12º) Ford Fiesta: 19.062
13º) Chevrolet Corsa: 18.485
14º) Fiat Siena: 17.460
15º) Honda Civic: 16.296
16º) Renault Sandero: 15.842
17º) Chevrolet Classic:14. 850
18º) Chevrolet S10: 14.432
19º) Chevrolet Prisma: 14.157
20º) Volkswagen Voyage: 14.088


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.