Você está lendo...
Flagra: Fiat testa Fastback Abarth; esportivo chega até o fim do ano
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Segredos

Flagra: Fiat testa Fastback Abarth; esportivo chega até o fim do ano

Fiat Fastback Abarth seguirá os passos do irmão Pulse e adotará versão Abarth, com detalhes esportivos na mecânica e estética e adoção do motor 1.3 turbo de 220 cv

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

18 de set, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Fiat
Fiat Fastback Abarth pode receber kit Mopar, que segue em fase de homologação
Crédito:Stellantis Clube/Reprodução

O Fiat Fastback Abarth segue em desenvolvimento. A ideia consiste em lançar o modelo até o fim do ano. Com isso, os testes de rodagem se intensificam. E os flagras, também. Tanto que o perfil Stellantis Clube, do Instagram, surpreendeu o novato em testes por rodovias de Minas Gerais. Agora, com menos apêndices, dá para ver um pouco mais do esportivo e notar o que vai além da já vendida versão Limited Edition by Abarth (que, no topo da gama, custa R$ 162.490).



Ao contrário da configuração já comercializada – que leva o mesmo motor 1.3 turboflex de até 185 cv e 27,5 mkgf de torque – o Fastback Abarth ganha um retrabalho minucioso da engenharia da Fiat. E, entre as novidades, tem saída dupla de escapamento – o que exige redesenho do para-choque traseiro. A ideia é proporcionar ajustes no sistema, bem como um ronco mais grave. O câmbio permanece o automático de seis marchas. No esportivo, tem três modos de condução.

Ao contrário do Pulse, escape duplo tem uma ponteira de cada lado (Stellantis Clube/Reprodução)

Publicidade


A tecla Poison (posicionada do lado direito do volante), portanto, é responsável por dar um toque extra de veneno ao Fastback. Como no Pulse, torna o carro mais arisco, instantaneamente, modificando o mapa do acelerador e câmbio e ativando a vetorização dinâmica de torque.

Kit Mopar para aumento de potência?

Há quem diga, a princípio, que o novo kit que a Mopar vem preparando – para aumentar os números de desempenho do motor 1.3 turboflex – estreie no Fastback Abarth. Conforme publicado pelo Jornal do Carro, o kit aumentaria a potência para 220 cv e o torque para 35 mkgf. O produto é composto por quatro peças e, por ora, segue em homologação.

Ao Jornal do Carro, contudo, a Fiat disse, em nota, que “A Mopar, marca de peças e acessórios originais da Stellantis, está desenvolvendo uma linha de performance para a marca Abarth e o projeto foi apresentado em evento (Festival Interlagos) recentemente com um protótipo do Pulse Abarth. Mais detalhes técnicos e comerciais serão divulgados oficialmente no momento oportuno”.


Fiat
Aerofólio maior deve fazer parte do pacote Abarth no Fastback (Stellantis Clube/Reprodução)

Visual

Na parte de design, o pessoal da Fiat tentou driblar os curiosos com um estilo de grade à lá BMW (com corte no meio). Mas os mais atentos conseguem notar que o Fastback, assim como o Pulse, terá grade em formato colmeia em tom piano black. Os faróis escurecidos, a faixa preta na base do capô, os adesivos laterais e, por fim, a troca de logotipos da Fiat pelos da Abarth (na frente, o escudo e, atrás, a inscrição em letras garrafais) são certos no Fastback. Pelas imagens, nota-se, ainda, que o modelo terá aerofólio traseiro pronunciado, para ressaltar a esportividade.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.