Quem era adolescente ou adulto na década de 1990 e curtia carro, com certeza se deixou levar pelos encantos do Dodge Viper. Seja no cinema, em games ou prateleiras de lojas de miniaturas, lá estava ele. Assim, o carro se destaca pelo longo capô, grade dividida em quatro partes e as (belas) rodas de três raios e 17 polegadas. Porém, o carro, que só vinha ao Brasil por meio de importação independente, era vendido por cerca de R$ 900 mil, em valores atualizados. Mas se você tiver uns R$ 300 mil na conta, pode ter o esportivo norte-americano na garagem. Para comparação, com esse valor dá para comprar a versão Performance Black do Audi A3 Sedan ou Sportback, por exemplo.
Seja como for, não estamos falando de um Viper novo. Afinal, o modelo deixou de ser produzido no fim de 2017. Porém, a Art & Speed, que fica nos Estados Unidos, oferece em seu catálogo de clássicos uma unidade do Dodge Viper R/T 10 feita em 1994. O preço exato é de US$ 59.900, ou cerca de R$ 300 mil na conversão direta, sem taxas. Entretanto, mesmo com quase 30 anos de fabricação, o modelo, que teve apenas dois donos, está impecável.
Ao contrário da pintura vermelha – comum à época -, o exemplar à venda tem carroceria no tom Emerald Green (verde esmeralda, em português). Cabe lembrar que apenas 133 unidades foram produzidas nessa cor. No odômetro, apenas 15.514 km rodados. Nos bancos, o revestimento original, de couro em tom caramelo, segue em perfeito estado de conservação. E o funcionamento perfeito do ar-condicionado e da capota conversível está garantido pela revendedora.
Viper em números
Debaixo do capô dianteiro do Viper, fica o motorzão aspirado 8.0 V10, a gasolina, de 400 cv e 62,2 mkgf de torque. Tais credenciais o levam em apenas 4,7 segundos de 0 a 100 km/h. É exatamente o tempo gasto pelo Renault Megane E-Tech. Isso, porque (pasme) estamos comparando um carro elétrico, ano 2024, com um exemplar da década de 1990. Ou seja, além de 30 anos de estrada, um abismo em termos de tecnologia os separa.
Pois bem, voltando à mecânica, o esportivo (que tem tração traseira) atinge 266 km/h de velocidade máxima. O câmbio, por fim, é manual de seis marchas.
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