A Renault está prestes a revelar o seu mais novo SUV de entrada no Brasil, o Kardian. Pois agora, a marca francesa começa a divulgar alguns detalhes do utilitário, que será apresentado oficialmente no dia 25 de outubro. O modelo, que substituirá o atual Stepway, surgiu em novas imagens escurecidas, com destaque para a dianteira. Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o novo SUV compacto será feito sobre a plataforma CMF-B, a mesma utilizada por modelos europeus do grupo, como o novo Clio.
Assim como os desenhos industriais adiantaram, o Kardian vai acompanhar a nova identidade visual da marca. Ou seja, terá um design mais moderno. Na dianteira, por exemplo, os faróis são divididos. Mesma solução encontrada em outros modelos da marca, como o Kwid. No entanto, o visual é diferente. Além disso, vai contar com grade exclusiva, para-choques mais robustos, bem como o novo logo da Renault. Na traseira, espera-se lanternas modernas em formato de “C”.
De acordo com a Renault, o Kardian terá “menos de 4,15 m de comprimento”. Dessa forma, terá porte próximo ao do Fiat Pulse, que conta com 4,09 m de comprimento. Cabe lembrar que o modelo será feito em São José dos Pinhais, no Paraná, e tem lançamento previsto para o início de 2024. Também no dia 25 de outubro, a Renault vai anunciar uma nova estratégia para a região da América Latina, que será a primeira região a receber o SUV Kardian.
Novo motor 1.0 turboflex da Renault
Além da nova plataforma e do visual moderno, o Renault Kardian contará com o inédito motor 1.0 turboflex da marca francesa. Por enquanto, a fabricante não divulgou números de desempenho. Mas acredita-se que o novo 1.0 flex alcançará 120 cv de potência máxima. Afinal, o 1.0 turbo disponível na Europa gera 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Ou seja, no Brasil vai elevar os números com o uso de etanol na versão flex. O câmbio, por sua vez, será automático do tipo CVT com marchas virtuais. Assim, o foco será a economia de combustível – com ótimos números de consumo.
Interior é uma incógnita
Seja como for, a cabine do Renault Kardian ainda é um mistério. A tendência é o modelo tenha o padrão visto nos carros europeus da Renault. Aliás, a montadora promete dar um salto de qualidade nos modelos nacionais, com materiais melhores no acabamento, bem como novas tecnologias. Assim, podemos esperar por um novo multimídia com mais conectividade e por sistemas avançados, como frenagem automática de emergência.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!