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Fiat Pulse 2024 tem nova versão e Abarth com mais recheio; veja os preços
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Fiat Pulse 2024 tem nova versão e Abarth com mais recheio; veja os preços

Fiat adiciona nova versão intermediária do Pulse com acabamentos escurecidos e multimídia de 10,1”; SUV subiu até R$ 2 mil na tabela

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

22 de ago, 2023 · 4 minutos de leitura.

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fiat pulse
Fiat Pulse 2024 parte de R$ 102.990
Crédito:Divulgação/Fiat

Após lançar a linha 2024 das picapes Strada e Toro, a Fiat apresenta novidades para o Pulse 2024. Além de ficar até R$ 2.000 mais caro, o SUV agora conta com uma nova versão no catálogo, a S-Design. No mais, também ganhou novidades na configuração topo de linha Abarth, que traz o motor 1.3 turbo de 185 cv de potência. As demais variantes não sofreram alterações, apenas nos valores.

De acordo com a Fiat, o Pulse S-Design chega posicionado abaixo da versão intermediária Audace. Dessa forma, tem preço sugerido de R$ 114.990. No visual, traz elementos escurecidos na carroceria como, por exemplo, logotipos, retrovisores e detalhes no capô. Além disso, há também rodas de liga leve de 16 polegadas. Segundo a marca, há também nova moldura superior no para-choques em preto brilhante, bem como no rack de teto e no skid plate. Por fim, o interior também é escurecido.



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Fiat Pulse S-Design – Divulgação/Fiat

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Na lista de equipamentos, o Pulse S-Design vem de série com itens presentes nas variantes mais caras do SUV. Como, por exemplo, carregador de celular por indução, chave presencial com partida remota, faróis de LEDs, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Destaque também para a central multimídia de 10,1″ com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Sob o capô, há o motor 1.3 flex de até 107 cv de potência e 13,7 mkgf de torque. Por fim, o câmbio é automático do tipo CVT.

Versão Abarth não subiu de preço

Já no caso do Pulse Abarth, primeiro da linha esportiva aqui no Brasil, há algumas adições pontuais na cabine. O painel, por exemplo, ganhou acabamento que imita couro e uma faixa central em vermelho. No mais, a linha 2024 traz um novo opcional com rodas diamantadas de 18 polegadas. Entretanto, de série, permanecem as rodas de 17″. Na mecânica, tem motor 1.3 turbo de até 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque. O câmbio é o automático de seis velocidades. Cabe dizer que essa foi a única configuração que não subiu de preço na linha 2024. Ou seja, permanece em R$ 149.990.

Divulgação/Fiat

Preços do Fiat Pulse 2024

  • Fiat Pulse Drive 1.3 MT: R$ 102.990
  • Drive 1.3 AT: R$ 109.990
  • S-Design 1.3 AT: R$ 114.990
  • Audace Turbo 200 AT: R$ 121.490
  • Impetus Turbo 200 AT: R$ 133.490
  • Turbo 270 AT: R$ 149.990

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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”