O Kia EV Day (Dia do EV, que vem de “veículo elétrico”, em português), aconteceu nesta semana e trouxe uma enxurrada de apostas da marca sul-coreana. O evento, realizado em seu país de origem, mostrou, pela primeira vez, a linha (quase) completa de veículos elétricos da fabricante de Seul. Trata-se dos modelos EV2, EV3, EV4 e EV5, que têm a proposta de preços mais acessíveis. Os lançamentos devem acontecer ao longo dos próximos três anos.
Os novatos – todos usam a plataforma E-GMP do Hyundai Motor Group – evidenciam a meta da marca em atingir cerca de 1 milhão de veículos elétricos por ano até 2026. Na sequência, o número aumenta para 1,6 milhão/ano até 2030. Com a ideia de acelerar a chamada revolução elétrica, a marca exibiu o que chamou de “EVs para todos”.
E essa mobilidade eletrificada acessível começa pelo EV2. O modelo de entrada (ao menos por ora, enquanto a Kia não anuncia o EV1), pode tratar-se de um pequeno crossover. “Pode” porque a marca ainda não o detalha, tampouco exibe imagens da novidade que, segundo especulações, deve rivalizar com modelos como Peugeot e-2008, por exemplo. Seja como for, a ideia é de que chegue ao mercado em 2026.
Já o EV3, a princípio, um pequeno SUV, tem lançamento próximo: 2024. Pertencente ao segmento C, é cotado como um possível substituto do Soul EV. O preço deve rondar os 33 mil euros (R$ 176,2 mil, na conversão direta). Sua base na plataforma E-GMP possibilitará vários tipos de bateria, configurações de trem de força e tração 4×2 ou 4×4. A marca garante que seu visual fica muito próximo ao da versão de produção.
EV4 e EV5
Enquanto o Kia Concept EV4 aposta no segmento de sedãs – para encarar o Tesla Model 3, BMW i4 e Hyundai Ioniq 6 -, com adoção de visual cupê e porta-malas amplo, o EV5, por fim, é um SUV compacto que pode concorrer com Volvo XC40 ou até mesmo o novo EX30. O lançamento da dupla é esperado entre 2025 e 2026.
Dentre os destaques do EV5 está o alcance das baterias, que muda de acordo com a versão e pode chegar a 720 km, nas medições do ciclo asiático (CLTC). O modelo, que tem design extremamente semelhante ao irmão maior, vem com ar-condicionado de três zonas e duas telas de 12,3″ (central multimídia e quadro de instrumentos), por exemplo. No Brasil ainda não há previsão de chegada do quarteto. Afinal, nem mesmo o EV6 (que já está atrasado) chegou por aqui.
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