Você está lendo...
Range Rover da Rainha Elizabeth II vai a leilão na Inglaterra 
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Range Rover da Rainha Elizabeth II vai a leilão na Inglaterra 

Range Rover de uso pessoal da Rainha Elizabeth II tem motor V8 de 282 cv e será leiloado no próximo mês; modelo tem apenas 180.000 km rodados

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

24 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Range Rover da Rainha Elizabeth II irá a leilão em novembro
Crédito:Iconic Auctioneers/Divulgação

Um Range Rover 2004 na Inglaterra indo a leilão pode não parecer uma notícia e tanto, mas isso muda de figura se acrescentarmos um fator importante: sua última dona. O modelo pertenceu à Rainha Elizabeth II, feito pela divisão Special Vehicle Operations da Land Rover especialmente para Sua Majestade.

Assim, preparado exclusivamente para servir à realeza britânica, com modificações especiais. Dentre elas, há, por exemplo, alças que auxiliam quem entra e sai dos bancos traseiros, bem como também dois botões para acionar os vidros em cada porta, para não ser necessário inclinar-se para comandar as janelas.



Iconic Auctioneers/divulgação

Publicidade


Feito na cor Epsom Green, o Range Rover ficou um bom tempo sendo utilizado pela Rainha, que protegeu seus bancos dianteiro e traseiro com capas, inclusive. Além disso, tem a partição traseira protegida por uma grade, que separa os cães do habitáculo dos passageiros. Detalhes como uma grade modificada com luzes ocultas e para-lamas também estão presentes, por exemplo.

Range Rover real tem V8 4.4 de 282 cv e 180 mil km

Iconic Auctioneers/divulgação

Com um histórico de manutenção extenso, o modelo teve seu registro feito pela primeira vez em 2004, e teve sua primeira manutenção no ano seguinte, em 2005. Seu último registro de manutenção aconteceu no último mês de julho, no entanto. Seu motor V8 de 4.4 litros e 282 cv já rodou 180.000 km, uma quilometragem bastante ok para um carro de 20 anos de uso.


Houve tentativas de comprovar a procedência real do veículo, mas a Iconic Auctioneers afirma ter um vídeo de Sua Majestade dirigindo o modelo, e que pode ser apresentado ao comprador do veículo, mediante solicitação, por exemplo. O modelo tem na placa a combinação BN04 EPU.

Iconic Auctioneers/divulgação

Após reinar por 70 anos, a Rainha Elizabeth II faleceu em setembro do ano passado, aos 96 anos. Durante sua longa vida, acabou flagrada inúmeras vezes dirigindo, algumas delas sozinha, algo notório dentre suas muitas peculiaridades. Além do Range Rover, outro modelo que utilizava era uma perua Jaguar verde. 


Por fim, o leilão do Range Rover real acontecerá na Inglaterra, no dia 11 de novembro, no evento NEC Classic Motor Show Sale 2023. Mais informações sobre os veículos apresentados, bem como uma bateria de fotos dos modelos, estão no site da empresa responsável pelo leilão, a Iconic Auctioneers.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Song Plus é SUV híbrido plug-in com autonomia impressionante


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.