Você está lendo...
Avaliação: Range Rover Evoque combina estilo e luxo, mas deve eletrificação
Avaliação

Avaliação: Range Rover Evoque combina estilo e luxo, mas deve eletrificação

Range Rover Evoque continua a atrair pela imagem e requinte; SUV de luxo mantém motor 2.0 turboflex de 250 cv, que só peca no consumo

Diogo de Oliveira

03 de out, 2023 · 9 minutos de leitura.

Publicidade

Range Rover Evoque 2023
Evoque e Discovery Sport são os próximos a se tornarem elétricos
Crédito:Diogo de Oliveira/Estadão

Se você fosse comprar um SUV de luxo hoje, ele seria flex, híbrido ou elétrico? Eis a grande questão que envolve o segmento premium no momento. Enquanto o mercado avança rapidamente na oferta de modelos eletrificados, muitos clientes ainda preferem os veículos tradicionais – leia-se com motores a combustão. Nesse ponto, o Range Rover Evoque é um dos SUVs que logo vem à cabeça do público brasileiro.

Há boas razões para ainda termos o Evoque como referência no segmento. Mesmo ainda sem a recente atualização feita no exterior (que logo chegará ao Brasil), o SUV de entrada da Range Rover continua a impressionar no visual e no capricho de montagem. Uma vez a bordo, os materiais e arremates impressionam até quem se senta no banco traseiro. A marca não economiza nessa parte e encanta quem quer luxo.



Range Rover Evoque 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

Publicidade


Como porta de entrada da Range Rover, o Evoque é perfeito nesse ponto. O SUV só não mergulhou na eletrificação. Enquanto concorrentes premium, como BMW X1, por exemplo, já dispõe de versões 100% elétricas, o SUV feito na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) continua a ser apenas turboflex. Sob o capô, traz o 2.0 Ingenium turboflex que gera 250 cv de potência e um torque máximo de 36,3 mkgf a partir de 1.300 rpm.

O câmbio é o automático de 9 marchas da alemã ZF, com tração integral AWD. Além disso, o SUV vem de fábrica com o Terrain Response, programa de tração da Range Rover que oferece vários ajustes eletrônicos e permite encarar um 4×4 mais difícil. Aqui temos outra vantagem do Evoque sobre os concorrentes: enquanto alguns avançam na eletrificação, o Range Rover entrega alto desempenho sobre o asfalto e a terra.

Range Rover Evoque 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

Range Rover Evoque capricha no conteúdo

O Range Rover Evoque 2023 está disponível apenas nesta versão HSE R-Dynamic, que é a mais cara da gama, com preço de R$ 459.990. Por isso, tem um pacote completo. Por exemplo, traz itens desejados por clientes da categoria, como teto solar panorâmico e rodas de liga leve de 20 polegadas. A bordo, o exemplar avaliado pelo JC tinha acabamento bicolor nas cores vinho e preto, combinação muito elegante.

Um dos equipamentos mais legais no Range Rover Evoque é o retrovisor interno. Ele reproduz imagens da câmera que fica junto à antena tipo tubarão no teto. A qualidade da imagem é ótima e amplia o campo de visão. O conforto é outro ponto alto, embora o espaço interno não seja dos maiores, com um entre-eixos de 2,68 metros. Há ajuste elétrico na coluna de direção, e o volante e o banco se afastam para melhorar o acesso.

Diogo de Oliveira/Estadão

No Brasil, o Evoque ainda não recebeu a recente atualização, o que acontecerá em breve. Por isso, ainda traz as duas telas de 10 polegadas no meio do painel – em vez do novo display curvo de 11,4″. A de cima, mais estreia, serve ao multimídia com o sistema Pivi Pro, que tem espelhamento sem fio com smartphones via Android Auto e Apple CarPlay. Já a tela inferior traz ajustes do ar-condicionado e do programa de tração Terrain Response 2.

O Evoque também tem na lista de equipamentos os assistentes de condução semiautônoma, com farol alto automático, frenagem de emergência e monitoramento ativo de faixa. Há ainda Head-Up Display e borboletas no volante para trocas de marcha manuais. Já o sistema de som da marca Meridian entrega alta qualidade até nas ligações. Aliás, o isolamento acústico excelente deixa a cabine do Evoque sempre silenciosa e agradável.

Diogo de Oliveira/Estadão

À espera da eletrificação, Evoque é ágil ao volante

Ao entrar na cabine do Range Rover Evoque, o capricho nos detalhes chama a atenção. Não há uma parte de contato coberta com plástico rígido. Até o assoalho tem carpete macio e agradável. O SUV de luxo também tem visual moderno e itens tecnológicos. Há três telas no painel e o volante tem botões capacitivos que mudam de forma ao acessar as configurações. No geral, o nível de requinte é o destaque.

Ao volante, o Evoque 2023 também encanta, embora esteja atrasado na eletrificação. O SUV da marca inglesa ainda traz um conjunto tradicional, com motor térmico. Por outro lado, a maioria continua a comprar motores a combustão pela facilidade de abastecimento. Por isso, faz sentido o Evoque manter o motor 2.0 turboflex e o câmbio automático de 9 marchas.

Range Rover Evoque 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

Assim, enquanto a JLR não lança o Evoque a bateria, o jeito é se contentar com o turboflex, que tem ótimo desempenho. O SUV responde rápido ao acelerador e o câmbio faz trocas de marcha muito rápidas. A tração é integral AWD. Outros pontos altos são a suspensão com ajuste excelente para as ruas brasileiras, bem como os ótimos ângulos de entrada (19,5°) e de saída (30,6°), e os 21,2 cm de vão livre. Dessa forma, encara com naturalidade lombadas e valetas.

O Range Rover Evoque tem poucos pontos negativos. O primeiro deles é o tamanho compacto. Por causa do desenho do teto, que faz uma linha reta, o vão para cabeças é mais estreito, sobretudo no banco traseiro. Além disso, o SUV não tem portas USB para o banco traseiro e o consumo de combustível é ruim, com médias de 5,4 km/l (cidade) e 7,1 km/l (estrada) com etanol e de 8,2 km/l e até 10,4 km/l com gasolina.

Range Rover Evoque 2023
Diogo de Oliveira/Estadão

Range Rover Evoque 2023 é uma boa compra?

Mesmo com tantos concorrentes novos e eletrificados chegando às lojas, o Range Rover Evoque ainda continua a ser uma referência entre os SUVs compactos de luxo. É um nome que conquistou um grande público no Brasil ao longo da última década. E que continua forte, com produção nacional na fábrica de Itatiaia (RJ) e um dos poucos modelos 4×4 com capacidade off-road. Mas o Evoque precisa urgentemente de atualização e versões híbridas.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Novo Ford Territory chega para encarar Compass e Corolla Cross

Prós

  • SUV preserva estilo original e impressiona com alto requinte a bordo
  • Multimídia é fácil de operar e oferece espelhamento fácil e sem fio
  • Versão topo de linha tem lista de equipamentos densa e cheia de recursos modernos

Contras

  • Motor 2.0 turboflex entrega ótimo desempenho, mas deve algum tipo de eletrificação
  • Consumo no PBVE do Inmetro não é lá essas coisas, sobretudo com etanol
  • Preço é um obstáculo diante da oferta cada vez maior de rivais híbridos e elétricos

Ficha Técnica

Range Rover Evoque R-Dynamic HSE P250

Motor

2.0, 16V, turboflex

Potência

250 cv a 5.500 rpm

Torque

36,3 mkgf a 1.300 rpm

Câmbio

Automático, 9 marchas; tração integral AWD

Comprimento

4,37 m

Largura

1,90 m

Altura

1,65 m

Entre-eixos

2,68 m

Tanque de combustível

67 litros

Porta-malas

472 litros

Altura em relação ao solo

21,2 cm

Aceleração 0-100 km/h

7,6 segundos

Velocidade máxima

230 km/h

Preço

R$ 459.990

Deixe sua opinião