Pessoas com muito dinheiro compram Ferraris, mas pessoas com muito dinheiro mesmo vão um pouco além, e encomendam Ferraris que ninguém mais tenha, tamanha a exclusividade. Para suprir essa necessidade, a divisão especial da marca pode criar um veículo único, para clientes especiais, como o cantor Eric Clapton e seu Ferrari SP12 EC, feita sob medida para o músico, por exemplo.
Um endinheirado de Taiwan optou pela mesma ideia, e encomendou à marca italiana um modelo especial, chamado SP-8. Trata-se de um F8 Spider modificado, que teve sua capota rígida removida, e virou um legítimo roadster. Combinando a cor Argento Micalizzato fosco com detalhes em fibra de carbono, e arenito azul brilhante, resulta em uma criação realmente única.
Entretanto, o SP-8 não é apenas um Ferrari F8 sem teto, e conta com peças exclusivas para a nova versão. Os faróis, por exemplo, são novos, com máscaras e lentes específicas. Mas há detalhes reaproveitados, como as lanternas traseiras do grand tourer Roma, mas com leves modificações. Segundo a marca, as pontas do escapamento e o para-brisa vem do modelo 296 GTB.
Um detalhe que chama a atenção são as rodas do SP-8, que tem um desenho retrô, e remetem às que acompanhavam o F40, um dos grandes sucessos da marca nos anos 80. Segundo a marca, muito tempo foi gasto para o modelo permanecer confortável e silencioso ao rodar, mesmo sem teto. Testes feitos na carroceria, por meio de simulações de dinâmica de fluidos computacional (CFD), garantiram as expectativas da fábrica.
Motor 3.9 V8 é o mesmo do Ferrari F8 Spider
Ainda na pegada retrô, o seletor de marchas do modelo também é novo. Por dentro, o que chama a atenção é o revestimento em Alcântara Azul Marinho gravado a laser, e os tapetes em tecido sarja, com efeito iridescente (que muda de cor conforme a luz). Sob o capô, permanece o mesmo V8 3.9 central do F8, com 710 cv de potência e 78,5 mkgf de torque, e tração traseira.
Por fim, o modelo está em exposição no autódromo de Mugello, na Itália, até o final do evento Finali Mondiali Ferrari 2023, em 30 de outubro. Depois, seguirá para o museu da marca em Maranello, onde fica de 16 de novembro até março do próximo ano.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!