Você está lendo...
Ferrari começa a aceitar bitcoin para pagamento de supercarros
Mercado

Ferrari começa a aceitar bitcoin para pagamento de supercarros

Ferrari vai aceitar pagamento por meio de criptomoedas nos Estados Unidos; plano é expandir o novo método para a Europa em 2024

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

19 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Purosangue ferrari
Ferrari vai aceitar criptomoedas como forma de pagamento
Crédito:Ferrari/Divulgação

A Ferrari anunciou que vai aceitar pagamentos em criptomoedas nas negociações dos seus superesportivos. Segundo a montadora, o novo método chegará primeiro nos Estados Unidos em negócios fechados. No entanto, já existem planos de expandir a forma de pagamento para os mercados da Europa até meados de 2024.

De acordo com o chefe de marketing e comercial da marca de luxo, Enrico Galliera, a decisão veio por conta de pedidos dos próprios clientes. “Alguns são jovens investidores que construíram suas fortunas em torno das criptomoedas. Alguns outros são investidores mais tradicionais, que querem diversificar as suas carteiras”, disse Galliera em entrevista ao site Automotive News.



Ferrari 296 GTB
Foto: Divulgação/Ferrari

Publicidade


Vale dizer que muitas empresas fogem desse método de pagamento por conta da volatidade das moedas digitais. Além disso, outros fatores dificultam o processo. Esse é o caso, por exemplo, da regulamentação irregular e do alto consumo de energia associado às moedas.

A Tesla, por exemplo, começou a aceitar pagamentos em bitcoins em 2021. Em seguida, o CEO Elon Musk interrompeu as atividades por conta de “preocupações ambientais”. Mas, vale dizer que em maio deste ano, um Tesla Model S Plaid foi vendido pelo preço de 11,5 bitcoins, o equivalente a R$ 1,5 milhão, no Brasil. A venda foi feita pela Osten Group. Assim, foi primeiro carro pago com criptomoedas no País.

Ferrari pretende adquirir mais clientes

Até o momento, Galliera não disse quantos veículos a Ferrari planeja vender com as moedas digitais. No entanto, disse que a carteira de pedidos já está fechada até 2025. Seja como for, o executivo reforçou o compromisso da Ferrari de se tornar 100% neutra em carbono até 2030. Para o plano sair do papel, a Ferrari fechou parceria com a BitPay. Uma processadora de pagamentos de criptomoedas nos EUA. Assim, vai permitir transações de diversos tipos de moedas. Como bitcoin, ether e USD Coin, por exemplo.


Ferrari Sp51
Divulgação/Ferrari

Além disso, não haverá taxas extras por conta desse meio de pagamento. Afinal, a empresa fará uma conversão para moeda fiduciária convencional. Ou seja, vai evitar as flutuações nos preços das criptomoedas. A BitPay também vai realizar o trabalho de verificar a origem da moeda digital. Assim, vai evitar fraudes ou lavagem de dinheiro.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
BYD Song Plus é SUV híbrido plug-in com autonomia impressionante
Deixe sua opinião