Picapes geralmente são veículos feitos para pegar no pesado e carregar carga, e não o tipo de coisa que você levaria para uma pista de arrancada. Mas nos Estados Unidos, onde elas são vistas por toda parte, há gente disposta a fazer coisas completamente diferentes com esse tipo de utilitário. Assim, a existência de uma picape Dodge Ram com motor a diesel de 1.318 cv de potência pode ser, digamos, “normal”.
O modelo, feito em 2006, tem motor Cummins de seis cilindros em linha. Inicialmente, esse turbodiesel tinha 5,9 litros. Porém, recebeu atualizações e passou a ser de 6.700 cm³. Além disso, a potência pode chegar a 1.824 cv, com uma ajudinha de óxido nitroso. Bielas especiais, sistema intercooler do tamanho de um radiador e wastegate (válvula de alívio) do turbo com 44 mm são outras melhorias feitas na Ram.
Batizada de Vicious Violet 69, a picape tem sistema de transmissão com apenas três velocidades. Feito especificamente para a arrancada, o modelo tem cabine completamente depenada. Assim, há apenas banco do tipo concha, apenas para o motorista. Além disso, na caçamba há uma pequena célula de combustível.
Picape RAM vs. McLaren 570S parece briga injusta, mas não é
Com freios preparados e pesando quase 3 toneladas, a picape, ao menos em tese, mantém os eixos originais. Seja como for, ela desafiou o esportivo inglês McLaren 570S Spider. O conversível, que na imagem acima está listado como se tivesse motor de 608 cv está, na verdade, com um V8 biturbo de “somente” 577 cv. Porém, além das linhas aerodinâmicas, uma de suas vantagens é o baixo peso.
Segundo informações da turma da arrancada, o 570S Spider pesa pouco mais da metade da picape. Além disso, está calçado em pneus Pirelli PZero, ante os slick da Dodge Ram. Assim, por causa da melhor tração e da melhor relação peso-potência, o McLaren foi derrotado uma única vez. Confira no vídeo abaixo.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!