Marca pouco conhecida no Brasil, a Rivian é uma fabricante exclusivamente de carros elétricos que vem chamando a atenção nos EUA. A empresa produz somente três modelos: uma van comercial, um SUV e uma picape. Esta última, aliás, tem feito muito sucesso na terra do Tio Sam por suas capacidades impressionantes.
E como as picapes estão em alta no País, uma empresa de São Paulo chamada Classic Imports oferece a Rivian R1T por importação independente pela bagatela de R$ 1.070.000. Mais cara que um Porsche 911 Carrera GTS, que custa R$ 1.055.000, por exemplo. Para ficar no universo dos elétricos, o preço se aproxima ao do Taycan Turbo S, versão de topo do esportivo elétrico da marca alemã, que sai por R$ 1.115.000.
Há poucas informações no anúncio da importadora, como a versão, por exemplo. Isso porque a R1T tem opções de pacotes de bateria que variam a autonomia (que vai de 465 km a 656 km) e de motores, que podem ser quatro ou dois. Mas a empresa promete entrega em 60 dias da picape ano-modelo 2023, disponível com pintura na cor preta.
Saiba mais sobre a Rivian R1T
A R1T surgiu para ser uma rival da Tesla Cybertruck. Mas no fim das contas, chegou ao mercado bem antes da rival – que deve começar as entregas neste mês, finalmente, em meio a polêmicas com os compradores – e se tornou queridinha nos EUA.
Devido ao seu sucesso, o modelo ganhou versões menos potente, com dois motores e potências entre 533 cv e 665 cv, além de menos capacidades para o fora de estrada que a versão de topo.
Como o modelo anunciado no Brasil é 2023, podemos deduzir que esta é a versão oferecida pela importadora. A picape nessa configuração é equipada com quatro motores elétricos (um em cada roda) e pode entregar até 835 cv e 124,4 mkgf de torque. A tração é sempre integral.
Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em meros 3 segundos e pode rodar aproximadamente 525 km com uma carga. Tem ainda aptidões para rodar na neve, areia, rocha, além de capacidade de fazer drifts, participar de ralis ou mesmo rodar em modo esportivo.
Entre a F-150 e a Hilux
Em termos de tamanho, a R1T tem porte de caminhonete grande, mas não chega a ter o tamanho de uma Ford F-150 ou Chevrolet Silverado. Com seus 5,51 metros de comprimento, entretanto, é bem maior que uma picape média, como a Toyota Hilux, que tem 5,32 m. A capacidade de carga da caçamba, entretanto, não é tão impressionante: leva 798 km. Por outro lado, a capacidade de reboque, característica mais valorizada pelo público norte-americano, é de quase cinco toneladas.
Por dentro o visual é minimalista, com telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia, onde o motorista controla todas as funções do veículo. Mas há tecnologia de sobra, com Wi-Fi nativo, sistema de som premium da Meridian e muitas tecnologias semiautônomas.
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