O Kia EV9, SUV elétrico da marca coreana, foi apresentado para os mercados da América Latina, durante evento no Chile. A montadora confirmou que o modelo de 7 lugares, topo de linha em seu portfólio, será lançado também em terras brasileiras. Assim, sua chegada no mercado nacional acontece durante o primeiro trimestre do próximo ano.
O EV9 é construído usando como base a plataforma modular global elétrica da marca (E-GMP), derivada da empresa-mãe Hyundai. O modelo teve apresentação em três configurações de conjunto motriz, entretanto, não se sabe quais delas virão ao modelo futuramente vendido no Brasil.
A primeira delas é a EV9 Standard, com tração traseira, com uma bateria de 76,1 kWh, que alimenta o motor elétrico de 160 kWh, o equivalente a 218 cv de potência, e 35,6 mkgf de torque. Assim, nesta configuração, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos, de acordo com dados preliminares.
Contudo, para os que valorizam autonomia sobre desempenho, o EV9 Long Range oferece 541 km de alcance, considerando o ciclo WLTP e rodas de 19 polegadas. O modelo conta com bateria maior, de 99,8 kWh, e motor de 150 kW, ou 204 cv. Nessa opção, o 0 a 100 km/h acontece em 9,4 segundos.
Para quem exige desempenho, a bateria maior também equipa a versão com tração integral, e alimenta dois motores elétricos, que juntos entregam 283 kWh, ou 384 cv, com 61,1 mkgf de torque. Assim, nesta configuração, o tempo do 0 a 100 km/h melhora, indo para os 6 segundos, e fica ainda melhor com o recurso Boost, opcional: 5,3 segundos.
Kia EV9 tem múltiplas configurações de assentos
O EV9 mede 5.01 metros de comprimento, 1.98 metro de largura e 1.75 metro de altura. No entre-eixos, o espaço é generoso, com medida de 3.10 metros. Isso se traduz em bom espaço interno, permitindo ao modelo elétrico da Kia disponibilizar três fileiras de bancos, com seis e sete lugares. Na segunda fileira, no entanto, existem quatro opções de assentos, permitindo configurações com três assentos, rebatimento total ou mesmo poltronas giratórias, viradas para a terceira fila.
O modelo oferece o sistema V2L (Vehicle-to-load), capaz de fornecer 3,68 kWh de energia para carregar celulares, notebooks ou mesmo equipamentos para acampamento, por exemplo. Outra funcionalidade do modelo é a opção de condução autônoma nível 3, mas apenas em mercados selecionados, onde o sistema possa funcionar como o esperado. Assim, 15 sensores auxiliam o modelo a procurar e detectar objetos a frente do carro, evitando colisões.
Por fim, a marca destaca o coeficiente aerodinâmico de 0,28, conseguido por meio de recursos, tais como rodas aerodinâmicas, com 19, 20 e 21 polegadas, cortinas de ar integradas ao para-choque dianteiro e uma cobertura de carroceria esculpida em 3D, por exemplo.
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