Faltando um mês e meio para nos despedirmos de 2023, algumas montadoras ainda têm surpresas reservadas para estrear no País. Comprovando que este foi o ano das picapes, entre os cinco lançamentos até o fim do ano, três terão essa carroceria. Ford Ranger Raptor, Toyota Hilux SRX Plus e Fiat Titano se juntarão a importantes estreias no mercado brasileiro no segmento. Defender híbrido e Citroën C3 Aircross também chegam antes do Natal.
Apenas neste ano tivemos a estreia de diversas caminhonetes no mercado brasileiro. Nova geração da Chevrolet Montana, Ram Rampage e as grandalhonas Ford F-150 e Chevrolet Silverado, por exemplo. A Ford, aliás, aposta alto na categoria, já que também apresentou a nova geração da Ranger. E agora sua versão mais parruda Raptor chega às lojas em breve.
Outra estreia bastante aguardada é a da Titano, primeira picape média da Fiat que irá brigar com Hilux e Ranger, inclusive. O modelo da Toyota também chega em uma nova versão de topo (excluindo a versão com preparação esportiva GR-Sport).
Além disso, dois novos SUVs chegarão nesse período. O Defender (agora uma submarca da Land Rover), que já era vendido na configuração híbrida leve, agora terá uma variante plug-in. Por fim, mas não menos importante, o C3 Aircross será o utilitário esportivo baseado no hatch compacto. Confira abaixo mais detalhes sobre os lançamentos.
Ford Ranger Raptor
A Ranger Raptor já está entre nós. Produzida na Argentina, a versão mais potente e esportiva da picape já foi até apresentada aos concessionários da Ford. Sua estreia deve ocorrer ainda em novembro.
Equipada com motor 3.0 V6 a gasolina de 397 cv e 59,5 mkgf, a Raptor ocupa o posto de Ranger mais potente da linha. As versões atuais com o 3.0 V6 turbodiesel, por exemplo, entregam 250 cv e 61,2 mkgf.
Além dos itens da configuração Limited, a “braba” traz equipamentos exclusivos, como suspensão elevada e amortecedores Fox Racing Shox. O preço ainda não foi divulgado, mas a expectativa é de que a Raptor custe entre R$ 450 mil e R$ 500 mil.
SRX Plus será a versão de topo entre as Hilux tradicionais (Toyota/Divulgação)
Toyota Hilux SRX Plus
Entre as versões tradicionais, a Hilux SRX Plus será a topo de linha da picape. A marca japonesa já divulgou todas as informações sobre a novidade, que ainda não chegou às lojas. Mas sua reserva já pode ser feita no site da montadora.
O atrativo principal da SRX Plus está no acerto de suspensão, similar ao da configuração com preparação esportiva GR-Sport. Dessa forma, tem eixos alargados (140 mm na dianteira e 155 mm na traseira) e amortecedores de tubo duplo. Além disso, a altura em relação ao solo ficou 20 mm maior e, com isso, o ângulo de ataque ficou 1 grau maior. Há ainda freios a disco na traseira.
No visual, a recém-chegada traz como diferenciais molduras nos para-lamas, santantônio na cor do veículo, grade com contorno cromado e para-choques esportivos. O motor, contudo, não muda: a novata traz o 2.8 16V turbodiesel de 204 cv e 50,9 mkgf sob o capô. Seu preço é de R$ 334.890 – a GR-S, por sua vez, sai por R$ 372.890.
Fiat Titano
Com visual ainda guardado a sete chaves (mas nem tanto, já que é baseada na Peugeot Landtrek), a Titano chegará com uma enorme responsabilidade. Isso porque a Fiat goza de um sucesso tremendo com suas picapes compacta e intermediária. A Strada é o veículo mais vendido do país, enquanto a Toro também lidera sua categoria com folga.
Mas o segmento de picapes médias, no qual a Titano estreia, é um terreno ardiloso que a Fiat ainda não conhece. Há fortes concorrentes, como a líder Toyota Hilux, a novíssima e moderna Ford Ranger e a tradicional Chevrolet S10.
Por herdar muitas características da Landtrek, as medidas deverão ser parecidas, ao menos quando se trata de entre-eixos. Na picape da Peugeot, ele é de 3,18 m. Apesar de alguns detalhes poderem alterar o comprimento, não deve fugir muitos dos 5,33 da “irmã”. Dados técnicos não foram divulgados, mas a grande aposta é que o modelo tenha o mesmo motor 2.2 turbodiesel de 180 cv da Ducato. O preço deve começar na casa dos R$ 250 mil.
Defender PHEV
Outro modelo que chega às concessionárias em breve é a versão híbrida plug-in do jipão Defender. Antes disponível apenas com motorização híbrida leve, a novidade traz agora um motor 2.0 a gasolina de 300 cv que trabalha junto a um elétrico de 104 cv. A potência combinada é de 404 cv. É o mesmo conjunto do Jaguar F-Pace.
Com bateria de 19,2 kWh, a autonomia no modo elétrico é de 43 km. De acordo com a Land Rover, esse será o Defender mais rápido da linha, cumprindo o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos. Em carregadores rápidos, a recarga de 0 a 80% é feita em apenas 30 minutos.
O Defender PHEV estará disponível apenas na carroceria intermediária 110, para cinco passageiros e com quatro portas. Ou seja, o modelo de 5,02 m de comprimento, 3,02 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,97 m de altura. A capacidade do porta-malas é de 786 litros. Serão duas versões de acabamento: X e X-Dynamic HSE. Os preços, contudo, ainda não estão disponíveis no site da montadora. Mas, segundo estimativas, o SUV deve custar mais de R$ 700 mil.
Citroën C3 Aircross
Por fim, outro modelo que está em vias de estrear é o C3 Aircross, SUV baseado no compacto C3. O veículo foi apresentado em abril, mas só agora chega às lojas, no fim do mês. Ele será feito na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ). O preço, por enquanto, não foi informado. Mas o time de executivos promete que este “será um modelo bastante competitivo”.
Sob o capô, o C3 Aircross terá o 1.0 turboflex de até 130 cv e 20,4 mkgf da Stellantis. O motor equipa alguns carros da Fiat, como o Pulse, por exemplo. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas e a tração, dianteira. A promessa é de que o SUV entregue um bom desempenho devido ao baixo peso.
O espaço interno será o principal chamariz do SUV. Com 4,32 metros de comprimento (um pouco maior que o Hyundai Creta), o C3 Aircross tem distância entre-eixos de 2,67 m. Sem a terceira fileira de bancos, o porta-malas chega a 489 litros de capacidade.
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