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VW confirma produção de carros elétricos no México; Brasil fará híbridos
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VW confirma produção de carros elétricos no México; Brasil fará híbridos

Fábrica mexicana da VW receberá investimentos de R$ 3,67 bilhões para fazer um novo modelo a bateria a partir de 2025

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

17 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

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VW produz ID.4 nos EUA
Baterias de estado sólido de startup da VW perdem pouca capacidade energética e superam expectativas
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen confirmou que produzirá carros elétricos no México. De acordo o CEO da VW no país, Holger Nestler, a meta é atingir um processo de produção sustentável.

A princípio, a montadora vai investir US$ 750 milhões (cerca de R$ 3,67 bilhões) para transformar sua fábrica de Puebla. Será o primeiro de dois aportes financeiros planejados para o local. De lá saem modelos como Jetta, Beetle, Golf e Tiguan, por exemplo.



Nestler disse ainda que o segundo pacote de investimentos chegará no início de 2024 e envolve o modelo que será construído na fábrica mexicana. A expectativa, entretanto, é de que as primeiras unidades deixem a linha de montagem depois de 12 a 15 meses. Por ora, a produção terá foco no mercado local e na exportação para EUA e Canadá. Mas isso também facilitaria o desembarque do futuro elétrico por aqui, devido ao acordo de livre comércio entre Brasil e México. 

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VW ID.4
Fábrica mexicana receberá investimentos de R$ 3,67 bilhões (Volkswagen/Divulgação)

VW do Brasil fará carros híbridos

Nesta semana, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté (SP) confirmou que fará um motor híbrido flex no Brasil. Será o 1.5 TSI, que afinal substituirá o atual 1.4 turboflex. O propulsor sairá de linha logo após o próximo ano por conta das novas regras do Proconve L8, que entram em vigor em 2025. Dessa forma, o conjunto deverá estrear em algum modelo 2026, provavelmente o Taos. 

“O acordo garante antecipação de investimentos e manutenção dos empregos, previsibilidade para a empresa e também para os trabalhadores. Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica. Pois o Motor EA 211 atual, tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes”, diz o site do Sindicato.


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