Revelado em agosto, o Kia K3 acaba de ser lançado no mercado peruano. Nome usado na Coreia do Sul para denominar o Cerato, o modelo está disponível nas carrocerias hatch e sedã. Sua missão é substituir o Rio nos países latinos. Além do próprio Cerato, que saiu de linha por aqui neste ano. Sua estreia na América do Sul pode significar que o K3 está cada vez mais próximo do Brasil, onde deve receber motor flex com tecnologia híbrida leve.
O modelo usará um conjunto semelhante ao do Stonic, que combina um 1.0 turbo de três cilindros a um sistema híbrido leve de 48 volts. Entretanto, o motor a combustão será flex no K3, enquanto no Stonic roda apenas com gasolina.
Kia repete estratégia da Honda
Assim como a Honda fez com os City hatch e sedã, a Kia espera ter mais representatividade nos dois segmentos. A dupla da marca japonesa, aliás, será rival do K3. Como é feito no México, que tem acordo de livre comércio com o Brasil, a expectativa é de que o modelo chegue com preços competitivos. Ambos devem transitar na faixa entre R$ 120 mil e R$ 140 mil.
Mas a aposta da Kia é no mercado de sedãs, apesar de o hatch também desembarcar no País. Com 4,54 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,47 m de altura e 2,67 m de entre-eixos vai brigar ainda com Nissan Versa e Volkswagen Vitrus, além do já citado City. Entre os concorrentes, o K3 terá o maior porta-malas, por exemplo, com 544 litros.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!