Você está lendo...
Hyundai Santa Fe e Kia Sorento com motor a gasolina vão sair de linha
Notícias

Hyundai Santa Fe e Kia Sorento com motor a gasolina vão sair de linha

SUVs têm opções eletrificadas que unem motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina e outro elétrico; ação é consequência da Euro 7

Vagner Aquino, especial para o Estadão

13 de nov, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai
Ligar os eletrodomésticos de casa do caminho é uma das soluções do sistema
Crédito:Hyundai/Divulgação

Com a nova política de emissões da União Europeia, a Euro 7, alguns carros já têm aposentadoria certa no Velho Continente. Em vigor a partir de 2025, as regras barrarão as vendas de diversos veículos dotados de motores térmicos (diesel e gasolina) que passam longe da eficiência. E já tem dois SUVs nessa lista: Hyundai Santa Fe e Kia Sorento.



As montadoras precisarão retirar a dupla de cena, no entanto, apenas em suas versões a gasolina e diesel. De acordo com a imprensa coreana, a partir de 2025, o portfólio dos SUVs de ambas as marcas no mercado europeu será formado apenas por versões eletrificadas (híbrida e híbrida plug-in) – que já existem. O encerramento das respectivas ofertas vem ao encontro da troca de geração do Kia Sorento, bem como do facelift do Hyundai Santa Fe.

Novo Kia Sorento
Sorento ganhou facelift (Kia/Divulgação)

Publicidade


Motorização híbrida

O Kia Sorento, revelado recentemente, na Coreia do Sul, em suas versões híbrida e híbrida plug-in têm motor 1.6 turbo com injeção direta de gasolina de 180 cv e um propulsor elétrico de 47,7 kW (65 cv). Gera, respectivamente, 230 cv e 265 cv. Quem auxilia no trabalho é o câmbio automático sequencial de seis marchas. Tem, por fim, tração integral (AWD).

Ainda longe do Brasil, o Santa Fe Hybrid 2024 utiliza o mesmo conjunto nas configurações eletrificadas. De acordo com a Hyundai, o modelo faz 14,3 km/l nas versões com tração integral e rodas de 20 polegadas, e 15,6 km/l nas versões com tração dianteira e rodas menores (18″).

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião