Com lançamento previsto para março, no Brasil, o Renault Kardian também está prestes a estrear na Argentina. Um flagra, publicado pelo Motor1 argentino, foi feito nesta semana no país vizinho. As fotos, a princípio, mostram o carro, como no Brasil, em edição limitada. Chama-se Premiere Edition.
Feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), o modelo já tinha a promessa de ser exportado para outros países da América do Sul. Ademais, na sequência, será feito também na fábrica de Casablanca, no Marrocos, e oferecido em diversos países, inclusive na Europa.
Cabe lembrar que nem aqui nem na Argentina os preços do Kardian foram divulgados. O modelo apresentado em outubro atuará, portanto, numa faixa abaixo do irmão maior Duster e acima do Stepway – embora muitos não acreditem, a marca crava que não vai tirá-lo de linha. A ideia do novato é disputar vendas com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus na categoria de SUVs do segmento B.
De acordo com a Renault, o Kardian terá o inédito 1.0 turboflex de três cilindros com injeção direta que entrega 125 cv de potência e 22,4 mkgf de torque. O câmbio é automatizado de seis marchas e duas embreagens. Para comparação, o 1.0 turboflex do Pulse gera 130 cv e 20,5 mkgf. Ou seja, é mais potente, mas tem menos torque. Dados de aceleração e consumo não foram revelados. Entretanto, a marca promete que o modelo será econômico, graças, também, a sistemas como o Start&Stop.
O Kardian, a princípio, inaugura a plataforma modular do Renault Group no Brasil. Inclusive, a nova base permite eletrificação.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!