Quem vai comprar um carro novo, não quer escolher modelos que não sejam confiáveis. Uma das maravilhas da modernidade é poder entrar na garagem, apertar um botão de partida e sair dirigindo por aí, não importa a hora do dia ou a temperatura externa. Mas as coisas nem sempre foram assim, e nem faz tanto tempo assim. Por outro lado, os automóveis continuam a ser máquinas complicadas, e muitos problemas ainda podem surgir.
Por esse motivo, a Consumers Report – organização independente que faz testes de produtos – publicou sua lista anual com os 10 carros mais confiáveis e os 10 menos confiáveis à venda atualmente nos EUA. Os resultados são calculados conforme suas próprias experiências, mas também em pesquisas feitas com consumidores. Dessa forma, o resultado ganha mais imparcialidade se comparado a outros rankings sem a participação dos clientes.
Como são eleitos os mais ou menos confiáveis
É importante reforçar que o termo “menos confiável”, de acordo com a Consumers Report, não significa necessariamente que os carros da lista vão aparecer quebrados em um acostamento qualquer. Na realidade, o grupo leva em consideração 20 áreas com potenciais problemas, que vão desde freios rangendo a acabamento defeituoso, por exemplo. Mas também considera itens mais importantes como motor, transmissão e, mais recentemente, bateria e sistema de recarga de elétricos.
Eles analisam a severidade de cada tipo de problema para criar um índice de confiabilidade de 1 a 100, e atribuem uma nota para cada modelo. Por fim, a opinião dos consumidores é combinada às informações coletadas em testes de pista e dados de segurança para chegar ao placar final.
Os 10 menos confiáveis
No ranking de carros menos confiáveis, a Jeep aparece com nada menos que três modelos: Wrangler, Grand Cherokee e Grand Cherokee L. Entretanto, outros veículos conhecidos do público brasileiro também receberam notas baixas, como os Volkswagen Jetta e Taos, o Volvo XC60 e a Nissan Frontier.
Veja abaixo a lista completa com as pontuações:
- Jeep Wrangler – 27
- Jeep Grand Cherokee – 36
- Volkswagen Jetta – 25
- Nissan Frontier – 23
- Jeep Grand Cherokee L -23
- Rivian R1T – 23
- Volvo XC60 PHEV – 22
- Ford F-150 Hybrid – 19
- Volkswagen Taos – 18
- Chrysler Pacifica Hybrid – 14
Os 10 mais confiáveis
Mas a pesquisa não traz somente más notícias. A pesquisa elegeu também os carros nos quais os consumidores mais confiam. E a Toyota é a marca com mais motivos para comemorar: entre os 10 mais confiáveis, a montadora japonesa abocanhou nada menos que sete posições. Contudo, a maior parte dos modelos não é vendida no Brasil, já que apenas RAV4 e Corolla estão disponíveis aqui. Além disso, o BMW X5 também pode fazer parte da garagem dos brasileiros.
Veja abaixo a lista completa com as pontuações:
- Toyota 4Runner – 87
- Toyota Camry Hybrid – 87
- T. Camry – 86
- Toyota RAV4 Prime – 86
- BMW X5 – 82
- Subaru Forester – 82
- Toyota RAV4 – 80
- Acura RDX – 80
- Toyota Corolla – 77
- Toyota Highlander Hybrid – 75
Siga o Jornal do Carro no Instagram!