Com um dos mercados de carros elétricos que mais cresce no mundo, a Índia tornou-se palco de muitos lançamentos no segmento. A Hyundai foi uma das primeiras a apostar no país, mas por ora tem apenas carros de categorias mais caras. Como os SUVs Kona e o Ioniq 5, por exemplo. A partir de 2025, contudo, a montadora coreana vai entrar em um segmento mais popular com o Creta EV.
Apesar de ter sido fotografada em testes com a atual carroceria (mas sem escapamento e radiador), a versão elétrica já deve estrear o visual novo do modelo. Isso porque uma reestilização está a caminho, inclusive flagrada sob forte camuflagem na Coreia do Sul recentemente. Dessa forma, a Índia será a primeira a ter o SUV de cara nova, em janeiro, mas o facelift também chegará ao Brasil no ano que vem. Por aqui, o Creta foi o carro mais vendido no varejo no mês de novembro.
Qual será o motor do Creta EV
De acordo com o site Autocar India, o Creta EV terá bateria de 45 kWh da empresa coreana LG Chem, fornecedora global de baterias de íons de lítio da Hyundai. Já a plataforma será a mesma do carro a combustão, mas com algumas modificações para receber o conjunto elétrico.
O motor será o mesmo utilizado pelo Kona EV de entrada, disponível em diversos mercados. Ou seja, será um propulsor único montado no eixo dianteiro que vai entregar 140 cv e 26 mkgf de torque.
O lançamento do Creta EV deverá ocorrer no final de 2024, com as primeiras entregas programadas para o início de 2025. Se vier ao Brasil, conforme as expectativas, seu principal rival será o BYD Yuan Plus.
O Jornal do Carro também está no Instagram!