Você está lendo...
Hyundai Creta lidera vendas no varejo em novembro; veja o ranking
Mercado

Hyundai Creta lidera vendas no varejo em novembro; veja o ranking

Hyundai Creta fecha o mês no topo da lista dos automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo; Fiat Strada vence em vendas diretas

Vagner Aquino, especial para o Estadão

12 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

SUVs
Creta vendeu 126 unidades a mais que o Kicks até o momento e situação pode se reverter
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Com 5.850 unidades, o Hyundai Creta foi, pelo segundo mês consecutivo, o modelo mais vendido de novembro no varejo. A lista das vendas do mês passado, a princípio, que leva em conta a preferência de quem compra carro com CPF, reúne os emplacamentos de automóveis e comerciais leves.



De acordo com números da Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País, completam o pódio de novembro o Chevrolet Onix, com 4.438 unidades no período, e Chevrolet Tracker, com 4.102 registros. Desse modo, fecham o top five, Jeep Compass e Honda HR-V. Respectivamente, emplacaram 3.571 e 3.300 unidades.

Desse modo, nota-se que o ticket médio dos compradores do varejo é mais alto que o das empresas. É tanto que a lista dos dez mais vendidos, em síntese, traz sete SUVs. Em síntese, apenas Chevrolet Onix, Fiat Strada e Volkswagen Polo pertencem a outras categorias.

Publicidade


Veja os dez automóveis e comerciais leves mais vendidos no varejo em novembro:

1º) Hyundai Creta: 5.850
2º) Chevrolet Onix: 4.438
3º) Chevrolet Tracker: 4.102
4º) Jeep Compass: 4.085
5º) Honda HR-V: 3.571
6º) Fiat Strada: 3.300
7º) Volkswagen T-Cross: 3.061
8º) Fiat Pulse: 2.990
9º) Volkswagen Polo: 2.981
10º) Volkswagen Nivus: 2.956

vendas
Strada é a primeira em vendas diretas (Fiat/Divulgação)

Vendas diretas

A princípio, se o Creta lidera nas vendas para pessoas físicas, o cenário muda completamente quando consideram-se os modelos vendidos para empresas. Levando isso em conta, quem ocupa a liderança do mercado é a líder de vendas gerais, Fiat Strada, que teve, em síntese, 8.218 emplacamentos no mês passado. Na sequência, por fim, vêm Hyundai HB20 (7.595) e Volkswagen Polo (7.216). Veja (abaixo) a lista dos dez mais vendidos.


1º) Fiat Strada: 8.218
2º) Hyundai HB20: 7.595
3º) Volkswagen Polo: 7.216
4º) Renault Kwid: 5.452
5º) Chevrolet Onix: 5.364
6º) Fiat Mobi: 4.869
7º) Fiat Cronos: 4.327
8º) Volkswagen T-Cross: 3.464
9º) Chevrolet Onix Plus: 3.206
10º) Fiat Toro: 3.117

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Hyundai HB20S Comfort Plus MT
Oferta exclusiva

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.