O Fiat Pulse ganhou apenas duas estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. De acordo com o órgão, o SUV compacto da marca italiana apresentou uma baixa proteção lateral para a cabeça dos ocupantes, bem como para crianças. Além disso, afirmou que a falta de alguns itens impede o carro de ganhar uma melhor pontuação no teste, que vai até cinco estrelas. Esse é caso, por exemplo, da ausência do lembrete de cinto de segurança traseiro e a lista limitada de sistemas de seguranças ADAS.
A avaliação aconteceu com a versão mais básica do Fiat Pulse. Assim, o SUV conta com quatro airbags e controle de estabilidade, por exemplo. Ou seja, itens como frenagem autônoma de emergência e assistente de permanência em faixa, que fazem parte das versões mais caras, não enfrentaram avaliação.
Ao todo, o SUV passou por seis testes: impacto frontal, lateral, lateral contra poste, chicotada vertical, proteção de pedestres e testes de ESC/Moose (teste do alce). Seja como for, na pontuação, alcançou 67,18% na proteção de ocupantes adultos, 55,88% para ocupante infantil, 45,39% na proteção de pedestres e usuários vulneráreis das estradas e 55,81% em assistência à segurança.
Resultados
De acordo com o Latin NCAP, o Pulse apresentou bons resultados na colisão frontal e lateral. Principalmente, na proteção de cabeça e pescoço. Aliás, o impacto lateral ofereceu proteção total para ocupantes adultos. Entretanto, o teste contra o poste apresentou resultados de marginal a bom, graças a cobertura limitada do sistema de proteção lateral para a cabeça. Dessa forma, penalizou a nota final.
Cabe lembrar que o utilitário conta com airbags laterais padrão para tórax e cabeça. Ou seja, não traz os de cortina. Assim, a proteção é concentrada nos assentos dianteiros. “Os sistemas de airbag para tórax e cabeça podem ser uma solução temporária, mas definitivamente não são uma solução robusta”, comentou o Latin NCAP. Por fim, o teste mostrou que a estrutura e a área dos pés são estáveis para suportar os impactos.
Pulse mostrou baixa proteção para crianças
No teste de proteção para criança, o Pulse apresentou resultados ruins. Isso porque o boneco que representa uma criança de 3 anos, bateu com a cabeça durante o impacto frontal e lateral. O Latin NCAP reforçou que o dummy utilizou a mesma cadeirinha utilizada em outros testes de veículos com pontuações maiores. Já na avaliação de proteção para pedestres, o SUV apresentou uma boa proteção para os impactos na cabeça e pernas na área central.
Em comunicado, a Stellantis comentou que o carro usado para o teste de colisão está desatualizado e que se surpreendeu com os resultados. “A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento.”
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