Não adianta bater o pé: a eletrificação está chegando até para os esportivos mais renomados do mundo. É o caso do Volkswagen Golf GTI, que terá uma versão elétrica em 2026. Ao menos é o que diz Andreas Mindt, designer chefe da montadora alemã.
Em publicação no Instagram, o executivo postou um desenho do GTI original, apresentado em 1975, ao lado do que parece ser o futuro do hot hatch. Na legenda, Mindt escreveu: “O Golf GTI foi mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt de 1975 com uma produção limitada a 5.000 unidades. Até hoje, vendemos mais de 2,8 milhões de carros. Em 2026, vamos apresentar uma versão elétrica do modelo icônico”.
A ideia é transformar o próximo GTI em um modelo global. Dessa forma, existe a possibilidade de o esportivo desembarcar também no Brasil. Ao menos é o que espera a grande legião de fãs do modelo por aqui, já que o Golf se despediu do mercado brasileiro em 2020 após 27 anos.
Golf elétrico será similar ao ID.GTI Concept
A Volkswagen já vinha dando indícios de que teria um hatch esportivo, mas sem confirmar que o nome Golf estaria de volta na jogada. Mas não seria uma surpresa, já que a empresa sabe da força que a alcunha alcançou no mercado automotivo ao longo desses quase 50 anos de sua existência.
Assim, a revelação de Mindt pode ter confirmado que a marca vai mesmo manter o Golf em linha para uma nona geração, mas dessa vez usando motores elétricos. O visual deve ter muito do ID.GTI, como mostram os esboços do chefão de design da montadora. O conceito estreou no IAA Mobility, evento realizado em setembro em Munique (Alemanha).
Desse modo, o Golf GTI elétrico será feito sobre a plataforma MEB 21 EV, a mesma do ID2all concept. É uma arquitetura mais leve e simples de produzir que a MEB, que recebe veículos com tração traseira ou integral. Ainda assim é uma plataforma flexível, então o hatch terá entre-eixos maior e bitolas mais largas que o ID2. Além disso, a expectativa é de que o Golf receba o novo motor APP550 de 320 cv, uma versão do propulsor que estará no sedã elétrico ID.7.
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