O Jornal do Carro já listou cinco itens essenciais para verificar antes de pegar a estrada nesse final de ano. Pois agora, vamos responder algumas dúvidas que podem surgir sobre situações na direção que podem, sim, resultar em multas. Uma delas, por exemplo, é ficar sem combustível. Conhecida como “pane seca”, a falta de combustível é responsabilidade do motorista. Assim, pode receber 4 pontos na CNH, bem como um boleto de R$ 130,16. Portanto, antes de pegar a estrada, verifique o fluxo de trânsito e veja se é o suficiente para chegar ao destino.
Aliás, o mesmo grau de penalidade cabe para o motorista que for pego dirigindo com fones de ouvido. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato de usar fones de ouvido para atender ligações ou ouvir músicas é considerado uma distração no trânsito. Dessa forma, o condutor também pode receber uma infração de nível médio.
Som alto também rende multas
Já para quem gosta de adaptar o som do veículo, tome cuidado. Isso porque o som muito alto no carro pode resultar em uma infração. Caso seja em excesso, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) considera uma penalidade grave. Ou seja, o condutor terá que desembolsar R$ 195,23 e vai receber cinco pontos na CNH. Além disso, o veículo pode ser detido para regularização.
Mas não para por aí. Existem outros hábitos comuns no trânsito que merecem uma atenção especial. Inclusive, por serem muito comuns. O uso do pisca-alerta, por exemplo, pode render uma infração média. O motorista só deve acionar o dispositivo em casos de emergência ou quando o carro estiver parado. Por fim, se você tem o costume de dirigir com o braço apoiado na porta, saiba que também pode receber uma multa de nível médio. Afinal, a lei exige o uso das duas mãos no volante.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!