Logo após a pausa para as festas de Natal e Ano Novo, a Renault dará início à produção do seu novo carro nacional. Trata-se do Kardian, SUV compacto inédito que vem ocupar a vaga do atual Stepway. O utilitário será o primeiro modelo da nova linha de carros da fabricante francesa, bem mais moderna que a derivada da Dacia, marca romena de baixo custo do grupo. Por isso, o Renault Kardian promete impactar – e vender alto volume já em 2024.
Assim espera a Renault, que faz um investimento pesado na fábrica de São José dos Pinhais (PR) para produzir o novo SUV compacto. Para começar, o Kardian terá a plataforma CMF-B, mesma arquitetura usada nos modelos europeus da Renault. Assim como em outras marcas, a base é modular, o que vai permitir construir modelos maiores, como a nova geração do Duster e o inédito SUV médio que vai brigar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Renault Kardian será SUV turbo de entrada
Para se destacar de imediato diante de concorrentes como Fiat Pulse e VW Nivus, o Renault Kardian terá outro trunfo para além da plataforma CMF-B. O SUV compacto vai estrear o motor 1.0 turboflex com injeção direta que também será feito na fábrica no Paraná. Este será capaz de gerar 125 cv de potência e um torque máximo de 22,4 mkgf. O conjunto terá ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, com tração dianteira.
Como a estratégia é ter preço acessível, especula-se que o Renault Kardian poderá ter uma versão de entrada com o motor 1.6 flex já disponível no Stepway, por exemplo. Este rende até 118 cv e 16 mkgf com opções de câmbios manual de cinco marchas ou automático CVT. Dessa forma, é possível que tenha preço de largada próximo ao do Fiat Pulse, na faixa de R$ 100 mil. Seja como for, não há, por enquanto, previsão de oferta de câmbio manual.
Kardian terá quatro versões disponíveis
No fim de outubro, quando revelou o SUV, a Renault mostrou o Kardian apenas na versão de lançamento, que se chamará Premiere Edition. Logo depois, o modelo teve um flagra feito da versão básica. Em seguida, o Jornal do Carro trouxe informações sobre todas as configurações do utilitário. Ao todo, o Renault Kardian contará com 4 configurações. São elas: Evolution, Tecno, Iconic e Premiere Edtion – esta última com unidades limitadas.
Na opção de entrada Evolution, o Renault Kardian, portanto, terá acabamento mais simples. A rodas, por exemplo, serão de ferro com calotas de 16″. No interior, há revestimento em tecido com desenho xadrez. Depois vem a intermediária Tecno. Esta terá detalhes em laranja e preto no painel, mas a principal diferença serão as rodas de liga leve. Por fim, a versão topo de linha Iconic já deverá contar com couro sintético no painel e nos bancos.
Por fim, a versão de lançamento Premiere Edition terá detalhes exclusivos na carroceria, bem como bancos com revestimento de couro ecológico e detalhes laranjas na cabine. O visual se completa com as rodas escurecidas de liga leve de 17″. No Brasil, o Kardian terá 5 opções de cores no portfólio, sendo elas: Branco Glacier, Preto Nacré, Cinza Cassiopée, Prata Etoilé e Laranja Energy. A montadora também exibiu as cores Azul Iron e Vermelho Defeu.
Renault Kardian não será “SUV barato”
Diferente de Sandero e Logan, o Kardian não será um carro de entrada. O SUV vai atuar em uma faixa abaixo do novo Duster Plus e acima do Stepway – embora muitos duvidem, a Renault garante que não vai tirar o velho hatch aventureiro de linha. Ou seja, o Kardian terá versões mais caras que os R$ 119 mil da versão de topo Stepway Iconic. Contudo, a expectativa é de que não fuja da faixa do Fiat Pulse, que vai de R$ 102.990 a R$ 133.990.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!