Você está lendo...
SUV híbrido da Renault feito no Paraná vai pegar Compass e Corolla Cross
Notícias

SUV híbrido da Renault feito no Paraná vai pegar Compass e Corolla Cross

Novidade da Renault faz parte dos investimentos da marca feitos no Brasil; modelo pode ser um SUV cupê, com dimensões do modelo Austral

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

05 de dez, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Renault
Renault Austral dará as dimensões de novo modelo da marca
Crédito:Renault/Divulgação

A Renault comemora 25 anos de sua fábrica no Paraná, e durante as comemorações, afirmou que produzirá um novo SUV compacto, feito sobre a mesma plataforma do Kardian, recém-anunciado. A solenidade contou com a presença do Presidente em exercício Geraldo Alckmin.

O nome do modelo ainda não foi definido, mas o que se sabe é que ele disputará mercado com nomes como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, VW Taos e outros. O modelo faz parte dos recentes investimentos anunciados pela Renault no Brasil, e seu processo de criação terá custo em torno de R$ 2 bilhões, por exemplo. 



Renault
Renault Austral já foi flagrado em testes no Brasil (Auto+/Reprodução)

Publicidade


Entretanto, ainda não há uma data para seu lançamento, que pode ficar para 2025. Segundo apuração dos colegas da Quatro Rodas, o futuro novo utilitário da marca pode ser um SUV cupê, que seguindo a nova identidade visual da Renault, pode ter dimensões parecidas com o modelo Austral, com traseira inspirada no Rafale, atual SUV cupê da marca.

Mudanças fazem parte do plano Renolution

Contudo, mesmo com o Austral flagrado em testes no Brasil, não seria ele quem ocupará para essa vaga. Segundo o CEO da Renault para a América Latina, Luiz Fernando Pedrucci, a intenção da montadora é criar um produto específico para mercados como o Brasil, feito sob medida. Isso se traduz em produtos mais simples, como o Kardian, sem abdicar da qualidade e segurança.

Isso se dá por conta da plataforma RMP, uma evolução da CMF-B LS, que também é uma evolução da CMF-B HS, voltada para veículos vendidos na Europa, por exemplo. A estratégia da marca é vender menos modelos, mas vender modelos mais caros, numa tentativa de priorizar o lucro, produzindo menos. Atingir essa meta no mercado brasileiro exige tal meio-termo, uma vez que eleva o preço médio dos modelos, mantendo a competitividade e o volume.


Futuro modelo da Renault pode ter opção híbrida

Renault Duster turbo
Motor TCe 1.3 será fabricado no Brasil (Crédito:KRPIX/ESTADÃO

A estratégia também influencia diretamente a motorização do futuro modelo. Enquanto o conjunto híbrido acabe sendo apenas uma possibilidade, o SUV contará com opção flex, algo já difundido no mercado nacional. Assim, é seguro pensar que as versões mais baratas tenham o motor 1.0 turbo do Kardian, com 125 cv. Enquanto as mais caras utilizem o TCe 1.3 Turbo, com 170 cv. Tal motor já equipou o SUVs Captur e Duster, mas vinha importado da Espanha.

No entanto, um investimento de R$ 100 milhões será feito para permitir a fabricação desse motor em território nacional. Desta forma, se tudo ocorrer bem, existe a possibilidade que o futuro SUV receba uma motorização híbrida, o que explicaria o Austral em testes no País. As opções vão desde os híbridos plenos até os híbridos-leves, nova tendência entre as marcas.


O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Renault Kardian é o próximo rival de Fiat Pulse e VW Nivus

Deixe sua opinião