Perder tempo recarregando um carro elétrico é algo que desencoraja futuros compradores, mas a Zeekr promete mudar isso. Seu mais recente modelo, o sedã 007, promete recarregar em até 1 minutos, e foi feito para rivalizar com outro famoso sedã do momento: o Tesla Model 3.
Feito a partir de uma arquitetura de 800 volts, e utiliza a plataforma PMA2+, por exemplo. O modelo mede 4.86 metros de comprimento, 1.90 metro de altura e 1.45 metro de altura. Além disso, tem medida entre-eixos de 2.92 metros, por exemplo. A Zeekr ainda alça voos para mercados europeus, mas ainda não vende nos EUA, no entanto.
Existem duas opções de motor para o sedã elétrico: um motor de carboneto de silício montado no eixo traseiro, ou um trem de força composto de dois motores. A variante de motor único vem com 421 cv de potência e 44.8 mkgf de torque, enquanto a tração integral produz 637 cv, e 72.3 mkgf de torque.
A versão com tração traseira cumpre o 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. Entretanto, a versão com tração integral faz a tarefa em bem menos tempo: apenas 2,8 segundos. Há duas opções de bateria: a versão básica recebe a bateria dourada de fosfato de ferro-lítio (LFP) de 75 kWh, capaz de armazenar energia suficiente para até 688 km (no ciclo chinês). Com uma potência máxima de carregamento de 500 kW, o pacote pode adicionar 500 quilômetros de alcance em apenas 15 minutos.
Contudo, há uma bateria ainda maior disponível. A bateria Qilin de 100 kWh fornecida pela CATL tem capacidade de 100 kWh e fornece ao veículo 870 km de autonomia. Nessa opção, a bateria oferece autonomia de 610 km em até 15 minutos de recarga. A montadora afirma que é o tempo de recarga mais rápido entre os modelos elétricos de produção, por exemplo.
Zeekr 007 mal lançou e já recebeu mais de 50 mil pedidos
Isso ajuda a explicar o fenômeno provocado pelo modelo em vendas. A Zeekr já recebeu 51.569 pedidos nos últimos 40 dias, e o sedã 007 entrou em produção na semana passada. As entregas do modelo devem começar em janeiro deste ano. A versão básica começa em 209.900 yuans, o equivalente a R$ 144 mil reais, aproximadamente, em conversão direta. Já o Zeekr 007 Performance AWD, que começa em 299.900 yuans, custa por volta de R$ 206 mil, também em conversão direta.
Por fim, a Zeekr tem planos ambiciosos para o mercado chinês. A montadora opera 401 estações de carregamento rápido com 2.261 postes de carregamento, com potência mínima de 360 kW. Assim, sua meta é instalar 1.000 postos de carregamento em 2024 e 10.000 postes de carregamento até 2026, tornando o carregamento tão cômodo quanto ir a uma loja de conveniência, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!