Em 2023, a BYD conseguiu atingir a meta desejada e vendeu mais de 3 milhões de veículos elétricos e híbridos plug-in. Após esse feito, a marca superou a Tesla e se tornou a maior fabricante de elétricos do mundo. Afinal, dos 3 milhões de veículos vendidos, mais de 1,6 milhão foram carros movidos 100% a bateria. Para se ter uma ideia, apenas entre outubro e dezembro, a chinesa vendeu 526.409 modelos elétricos. Ou seja, um aumento de 22% em relação ao trimestre de 2022.
Com esses números, a BYD bateu seu recorde e conseguiu superar a marca do bilionário Elon Musk. Ao todo, a marca chinesa emplacou mais de 41 mil veículos em comparação com a Tesla. Isso porque, no último trimestre do ano, a montadora norte-americana emplacou 484.507 modelos. Seja como for, também atingiu seu melhor trimestre da história. E assim, totalizou 1,8 milhão de elétricos vendidos em 2023.
Seja como for, a conta faz sentido. A empresa de Elon Musk conta com dois modelos de altas vendas no portfólio. São eles Model 3 e Model Y. A expectativa é de que a marca lance um veículo elétrico mais acessível, na faixa dos US$ 25.000. Ou seja, cerca de R$ 125 mil na conversão direta e sem impostos. No entanto, não há sequer uma previsão de estreia do modelo. Já no outro lado do jogo, a BYD já traz um portfólio mais extenso. Até mesmo com modelos mais baratos como o BYD Seagull, que vai chegar ao Brasil como Dolphin Mini.
BYD avança no mercado
De acordo com a BYD, em 2023, houve um crescimento de 62% no faturamento em relação a 2022. A estimativa, segundo a Car News China, é que os lucros tenham fechado em cerca de US$ 1,5 bilhão apenas no primeiro semestre de 2023. “As vendas da BYD se beneficiaram da crescente procura de veículos eléctricos na China e dos descontos que a empresa ofereceu aos compradores nacionais de automóveis”, disse o analista independente em Xangai ao South China Morning Post, Gao Shen.
A BYD teria ficado tão empolgada com o resultado que resolveu oferecer uma espécie de “recompensa” aos revendedores chineses por terem atingido as metas de vendas em 2023. De acordo com a Reuters, a montadora vai repassar 2 bilhões de yuans (aproximadamente R$ 1,3 milhão) aos concessionários. Ou seja, exatamente 666 iuans, ou R$ 458, por carro.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!