Você está lendo...
Controle de estabilidade: para que serve o sistema que virou obrigatório no Brasil
Notícias

Controle de estabilidade: para que serve o sistema que virou obrigatório no Brasil

Desde o dia 1 de janeiro de 2024, o Contran exige que todos os carros novos no Brasil devem contar com controle de estabilidade (ESC)

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

04 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA trânsito multa estabilidade
14 empresas habilitadas pelo Detran-SP para parcelar débitos como IPVA, licenciamento, seguro DPVAT e multas de todos os graus
Crédito:Werther Santana/Estadão

Em 2024, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou uma norma que obriga os carros novos a terem controle de estabilidade (ESC), bem como outros recursos (veja aqui). No entanto, mesmo sendo um dispositivo de suma importância para a segurança dos passageiros a bordo do veículo, muitas pessoas ainda não sabem como funciona e para que exatamente serve o ESC.

No geral, o recurso impede que o condutor perca o controle do veículo em algumas situações como, por exemplo, em curvas fechadas. Ele funciona com sensores que analisam a rotação das rodas e trabalha diretamente com os freios. Dessa forma, consegue identificar, através de dados enviados pela central, o movimento do volante feito pelo condutor. Bem como a inclinação do veículo e a velocidade. Ou seja, auxilia o motorista em situações de alto risco.



LatinNCAP critica adiamento da obrigatoriedade do controle de estabilidade no Brasil para 2024
LatinNCAP/Divulgação

Publicidade


Com isso, caso o sistema identifique que o carro vai derrapar, ele pode reduzir a aceleração e frear as rodas de forma individual. Mantendo, assim, o controle do automóvel para efetuar a manobra necessária, evitando que o carro saía na curva ou derrape numa pista molhada. Seja como for, isso não significa que o motorista não deve ter atenção. Afinal, o sistema funciona como uma prevenção. Mas é sempre importância seguir as regras de velocidade da via, principalmente em casos de pista escorregadia ou curvas acentuadas.

Brasil tem modelos sem controle de estabilidade

Com a aplicação da nova regra, os carros com produção ou importação a partir de 2024 devem contar com o controle de estabilidade. Entretanto, existem alguns modelos que não contam com o recurso no Brasil. Esse é o caso, por exemplo, do Renault Stepway. Mesmo com a linha 2024 à venda atualmente, o modelo 1.0 e 1.6 com câmbio manual não contam com o recurso.

Peugeot carros automáticos
Peugeot/Divulgação

No caso de modelos da Fiat, como Cronos, Argo e Mobi, por exemplo, o sistema está disponível apenas como opcional com valores que vão de R$ 490 a $ 700. Dessa forma, a marca italiana também vai precisar fazer alguns ajustes. Por fim, o Peugeot 2008 nas versões Allure e Roadtrip não contam com o dispositivo. No entanto, a marca já deve estar para mudar esse cenário com a chegada da nova geração do SUV, que será terá produção na Argentina.

Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM

Deixe sua opinião