Prestes a chegar nas lojas brasileiras, o BYD Dolphin Mini já está disponível para compra no Uruguai. Por lá, assim como aqui também, o modelo elétrico será a porta de entrada para a marca, como opção de menor preço, para os que querem um compacto, mas não necessariamente um Dolphin, por exemplo.
No Uruguai, o modelo tem duas opções de acabamento: EV 300 e EV 400. As duas possuem o mesmo conjunto motriz, e a diferença fica por conta da bateria, maior na versão mais cara. No país vizinho, seus preços começam em US$ 21.990 pela EV 300, algo em torno de R$ 108 mil em conversão direta. Já a EV 400, custa US$ 23.990, por volta dos R$ 118 mil, também convertendo diretamente.
Modelo brigará pelo mercado de elétricos de entrada
Um dos destaques do modelo é a presença da tela multimídia da BYD, central e giratória, que acompanha o interior com poucos botões. Desde a versão EV 300, mais simples, o modelo oferece controle de tração e estabilidade, quatro airbags e assistente de estacionamento, por exemplo. Já na mais cara EV 400, há frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de saída de faixa e reconhecimento de placas de trânsito.
Na China, o compacto tem o nome Seagull, que significa “gaivota”. O nome para o mercado nacional foi alterado para Dolphin Mini, no entanto. Ambas as versões do compacto tem um motor elétrico de 55 kW (74 cv) e 13,7 mkgf de torque, sendo alimentado por baterias do tipo lâmina (Blade) de 30 kWh ou 38,8 kWh.
Assim, o modelo tem o alcance elétrico estimado de 305 a 405 km, segundo o ciclo chinês, sem contar com a correção do Inmetro, por exemplo. Além disso, a velocidade máxima do modelo é de apenas 130 km/h. Com dimensões de subcompacto, o modelo mede 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e entre-eixos de 2,50 metros. Segundo a marca, seu porta-malas mede 230 litros de capacidade, sem rebater os bancos. Contudo, se rebatidos, o número sobe para 930 litros.
Quando o BYD Dolphin Mini chega ao Brasil?
Seja como for, tudo indica que o modelo de entrada da BYD deve chegar ao País ainda no primeiro semestre desse ano. O modelo já foi flagrado algumas vezes em testes no Brasil, e não está longe de ser lançado, no entanto. Assim, terá concorrentes elétricos de peso, como Renault Kwid E-Tech, Caoa Chery iCar e JAC e-JS1, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!