Você está lendo...
Red Bull fará carro de 1.250 cv com preço de 4 Ferrari Purosangue
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Red Bull fará carro de 1.250 cv com preço de 4 Ferrari Purosangue

Hipercarro da Red Bull terá tecnologias vindas da F1, motorização híbrida e uso exclusivo em pista; preço do modelo também é astronômico

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

10 de jan, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Hipercarro da Red Bull só poderá ser utilizado em pista
Crédito:Red Bull Content Pool/Reprodução

A Red Bull não planeja ficar restrita à Fórmula 1, e levará seu conhecimento também para o mundo dos carros. O primeiro hipercarro da marca, o RB 17, não é um carro de fórmula e tampouco um modelo feito para as ruas, sendo apenas para uso em pista. O modelo foi anunciado pela primeira vez em 2022.

Desenhado por Adrian Newey, lenda do esporte a motor, terá 1.250 cv de potência, e contará com tecnologia híbrida. Entretanto, outros detalhes importantes do esportivo ainda não apareceram, e permanecem em segredo. Contudo, em entrevista à Sky Sports, o chefe da equipe da F1 Red Bull, Christian Horner, disse que maiores detalhes do modelo chegam ainda esse ano.



Enquanto tais detalhes não aparecem, especula-se que toda essa grande potência venha de um motor V8 biturbo, construído por outra empresa terceirizada, cujo nome não foi revelado. O conjunto motriz será abastecido por um sistema de regeneração de energia, capaz de devolver o torque quando preciso, por exemplo.

Publicidade


Baixo peso e alto preço são destaques do hipercarro da Red Bull

Modelo será o primeiro esportivo depois do Aston Martin Valkyrie (Red Bull Content Pool/Reprodução)

Além disso, Newey afirmou que o modelo tem como meta o baixo peso, por volta de 900 kg, o que certamente é ambicioso. O baixo peso deixaria o modelo mais leve que o atual Aston Martin Valkyrie AMR Pro, cuja produção também contou com os trabalhos de Newey. Entretanto, não seria o mais leve, sendo 48 kg mais pesado que outro supercarro: o Gordon Murray Automotive T.50.

O trabalho de design aplicado ao modelo ajudará a utilizar a pressão do ar para mantê-lo grudado ao asfalto. Espera-se que o RB 17 utilize o mesmo princípio de gerência da pressão utilizado pela Red Bull na F1, algo que a equipe desportiva tem dominado nas últimas temporadas.


A empresa planeja produzir 50 unidades do supercarro, com uma taxa de produção de 15 veículos por ano, começando em 2025. Estima-se que o modelo custe aos compradores 5 milhões de libras, cerca de R$ 31 milhões de reais aproximadamente, em conversão direta. Entretanto, mesmo pagando a altíssima cifra, seus donos não poderão utilizar o hipercarro nas ruas, somente nas pistas.

O Jornal do Carro também está no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.