A cor de um automóvel contribui muito para visual, e também é revelador sobre os gostos de seu comprador. Segundo o último Relatório de Cores da BASF de 2023, dados indicam que a paleta de cores preferidas do consumidor tem sofrido mudanças consideráveis, por exemplo.
As chamadas acromáticas, que comumente eram a base das cores automotivas, mudaram. O branco mantém sua posição como a cor mais popular entre os veículos leves, mas tem perdido espaço mundialmente para o preto. Entre os diversos mercados globais, contudo, as opiniões variam bastante.
Na América do Sul, o público é mais conservador na hora de escolher a cor de um veículo. A região teve grande parcela de cores acromáticas no ano passado, onde 86% dos modelos vendidos saíram nas cores brancas, pretas, prateadas ou cinzas. Essa é a maior proporção dessas cores em todas as regiões, e a proporção de prata também é maior na América do Sul, por exemplo.
Além disso, por conta da preferência do público, mais montadoras criaram opções para destacar as cores acromáticas, e mais veículos com efeitos nessas pinturas foram entregues no ano passado. Segundo Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF na América do Sul, as cores não são mais simplesmente cores, mas sim experiências.
“Seja uma pérola, um floco de metal ou outro pigmento, os efeitos fazem com que a cor salte do veículo para os olhos de quem vê. Isso dá um toque especial que está se tornando cada vez mais popular”, afirmou o diretor.
Demais mercados tem gostos diversos para cores automotivas
Já na Europa, Oriente Médio e África, os consumidores preferem as acromáticas escuras, como preto ou cinza. Modelos de luxo tem mais pigmentos de efeitos do que modelos comuns, no entanto. Na Europa, especificamente, alguns países tem gostos específicos. Na Alemanha, o favorito é o azul (11%), na Espanha e Reino Unido lideram o vermelho e o laranja (9%), a França o verde (6%), e a Itália tem um gosto maior pela cromáticas, com o maior índice entre os países (30%).
Já na América do Norte, repetindo a tendência de crescimento de 2% da Europa, Oriente Médio e África, as cores acromáticas são mais fortes. Branco, preto, prata e cinza dominam, mas a tendência é a substituição do cinza por tons de prata, por exemplo. Entretanto, a região teve maior participação de carros vermelhos em 2023, em relação às demais regiões, mas não capaz de bater o azul, que lidera entre as cromáticas.
Por fim, a região Ásia-Pacífico conta com forte participação das cores cromáticas, onde aumentou sua popularidade ligeiramente, em comparação com 2022. As cores naturais aumentaram, especialmente o verde. Já as claras tornaram-se mais populares, em especial o cinza-claro e prata.
Na região, isso se deve à gama diversificada de veículos presente nas ruas. Além disso, cores mais diversas podem ser vistas em carros elétricos, especialmente mais influência do verde e do roxo, por exemplo. Cores mais diversificadas indicam ousadia, que pode destacar novos desenhos, e conquistar públicos mais novos, no entanto.
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