A prática de comprar carros seminovos de locadoras é comum no Brasil e também nos EUA. Mas enquanto uns torcem o nariz para o mercado de usados elétricos, a Hertz – uma das maiores e mais antigas locadoras do mundo – colocou à venda 500 carros movidos a eletricidade, a maioria Tesla Model 3, por metade do preço de um novo.
O principal motivo é que os elétricos têm alto custo de reparo e baixa demanda de locação. Além disso, a Hertz diz que precisou limitar o torque e a velocidade de seus carros para aumentar a segurança, já que houve muitos casos de colisões frontais devido a clientes que não estavam acostumados com a potência dos elétricos.
Entretanto, os Model 3 disponíveis têm alta quilometragem no hodômetro, fora danos visíveis como arranhões e pequenos amassados. Por essa razão os descontos são bem significativos. Lembrando que a Hertz vai se desfazer de 20 mil elétricos para trocá-los por modelos a combustão, então esse é apenas um pequeno lote.
Há unidades do sedã na versão de dois motores oferecidas por US$ 21 mil (cerca de R$ 103 mil na conversão direta), exatamente metade do valor pedido por um zero km, que custa US$ 42.990 (quase R$ 212 mil). Em outras lojas, um carro com quilometragem similar sai por pelo menos US$ 10 mil a mais. Apesar de tropeçar no mercado de usados, quando se fala em mercado de novos, contudo, a Tesla tem três modelos na lista dos 10 elétricos mais vendidos nos EUA (inclusive as duas primeiras posições).
Tesla e o mercado de elétricos usados
O mercado de elétricos usados caiu 33,7% entre outubro de 2022 e outubro de 2023 nos EUA. Muitos consumidores norte-americanos que já têm o pé atrás com elétricos devem aumentar mais sua descrença com essa jogada da Hertz . E a Tesla deve ser a mais prejudicada.
Altos custos de reparo, falta de mão de obra especializada para lidar com esse tipo de veículo e problemas para conseguir peças de reposição são os grandes desafios enfrentados nesse segmento, segundo especialistas.
Stephen Scherr, CEO da Hertz, disse que um dos motivos que também o levaram a se desfazer de cerca de 20 mil elétricos é que a Tesla não oferece descontos em compras de peças de reposição no atacado, como outras montadoras fazem.
De acordo com pesquisa da Consumer Reports (ONG que faz testes independentes de produtos) com proprietários de 330 mil elétricos, os carros dessa categoria têm enfrentado 79% mais problemas que os modelos a combustão. A questão seriam as novas tecnologias, que ainda não estão totalmente consolidadas.
Para muitos veículos elétricos, não há como reparar mesmo os menores danos no pacote de baterias, por exemplo, em casos de acidente. Desse modo, as seguradoras são forçadas a aumentar os valores de apólices e franquias, já que muitos carros sofrem perda total com pouca quilometragem.
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