Você está lendo...
Tesla tem 3 dos 10 elétricos mais vendidos dos EUA; veja ranking 
Mercado

Tesla tem 3 dos 10 elétricos mais vendidos dos EUA; veja ranking 

Lista dos modelos elétricos mais vendidos dos EUA tem dominância da Tesla, seguida de perto por modelos da GM e Ford

12 de jan, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos Tesla Toyota
Tesla Model Y foi o elétrico mais vendido dos EUA em 2023
Crédito:Tesla/Divulgação

O mercado de carros elétricos segue em franca expansão, e nos Estados Unidos isso não é novidade. Por lá, as vendas desse tipo de veículo representam 7,6% dos modelos novos adquiridos em 2023, e espera-se que essa porcentagem aumente em 2024. Entretanto, o aumento não será em ritmo tão acelerado, indo mais devagar que nos últimos dois anos. O veículo elétrico mais vendido nos EUA é o Tesla Model Y, por exemplo.

Só no ano passado, o SUV elétrico da marca de Elon Musk faturou novas 394.497 unidades. Em seguida vem outro Tesla, desta vez o Model 3, que registrou 220.910 unidades no ano passado, e em terceiro está o Chevrolet Bolt, que o Jornal do Carro conheceu no Brasil no ano passado. O modelo da GM vendeu 62.045 unidades de janeiro a dezembro de 2023.



Publicidade


Fechando o top 5 entre os elétricos mais vendidos dos EUA, estão o Ford Mustang Mach-E, com 40.771 unidades, e o Volkswagen ID.4, com 37.789 unidades. O SUV da Ford está disponível para venda no Brasil, e nós também já conferimos. Já o VW ID.4 foi o primeiro elétrico da marca no Brasil, e atualmente está disponível no País apenas por serviço de assinatura, o VW Sign&Drive.

Tesla emplaca três de seus modelos entre os elétricos mais vendidos

Tesla/ Divulgação

O Hyundai Ioniq 5 vendeu no mercado americano 33.918 unidades, seguido do SUV Rivian R1S 24.783 unidades, e da picape elétrica Ford F-150 Lightning, com 24.165 unidades. Fechando o Top 10, temos mais um modelo da Tesla, dominante no mercado americano: o Model X, com 23.015 unidades. Por fim, o BMW i4, com 22.583 unidades.


A Tesla foi, sozinha, responsável por 55% dos 1.189.051 novos carros elétricos vendidos nos Estados Unidos ano passado, segundo informações do Kelley Blue Book. Entretanto, sua cota de participação no mercado está diminuindo, à medida que outras montadoras começam a apresentar seus modelos elétricos ao mercado. Mesmo que o Model Y esteja liderando a listagem, modelos vindos da Volkswagen e Ford, independente da motorização, contribuem para não manter a lista dominada pela empresa de Elon Musk.

Modelos como as picapes da Série F, da Ford, e o SUV Tiguan, da VW, vendem bem mais que os modelos elétricos de suas respectivas montadoras. Segundo a Cox Automotive, responsável pela Kelley Blue Book, os elétricos podem representar uma fatia maior do mercado neste ano. Mesmo com regras mais rígidas para isenção fiscal, preços mais altos e a lenta construção de infraestrutura de carregamento no país, por exemplo.

Confira abaixo o ranking dos elétricos mais vendidos nos EUA em 2023:


  1. Tesla Model Y (394.497 unidades)
  2. Tesla Model 3 (220.910 unidades)
  3. Chevrolet Bolt EV / Bolt EUV (62.045 unidades)
  4. Ford Mustang Mach-E (40.771 unidades)
  5. Volkswagen ID.4 (37.789 unidades)
  6. Hyundai Ioniq 5 (33.918 unidades)
  7. Rivian R1S (24.783 unidades)
  8. Ford F-150 Lightning (24.165 unidades)
  9. Tesla Model X (23.015 unidades)
  10. BMW i4 (22.583 unidades)

O Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Ora 03 Skin: como é o carro elétrico de R$ 150 mil da GWM

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.