Para quem duvida que a eletrificação chegou para ficar, está aí mais uma prova. A Porsche acaba de lançar, na Alemanha, a segunda geração do Macan, que é movida apenas por baterias. Com previsão de chegar ao Brasil no segundo semestre deste ano, o SUV tem duas versões de acabamento. Por ora, conviverá com as configurações a combustão, que, segundo rumores que circulam no mercado, sairão de linha até o fim do ano. Porém, a Porsche informa que não há perspectiva de encerramento da produção das opções com motores térmicos
O primeiro SUV elétrico da marca alemã é novo desde a plataforma, a Premium Platform Electric (PPE), que também é usada pela Audi – ambas as fabricantes pertencem ao Grupo Volkswagen. No portfólio, oferece as versões 4 e Turbo. Sim, a marca quis manter este sobrenome mesmo sem existir o turbocompressor na parte mecânica do carro, já que trata-se de um elétrico.
Em ambas as configurações, o Macan traz tração integral. Assim, tem dois motores elétricos (um no eixo traseiro e outro no dianteiro). Todavia, enquanto a versão 4 despeja 408 cv e 66,3 mkgf de torque máximo, a Turbo conta com 640 cv e 115,2 mkgf. Respectivamente, têm tempo entre 0 e 100 km/h de 5,2 segundos e 3,3 s.
Ambas as versões de acabamento usam a mesma bateria: 100 kWh. Mas a autonomia fica em 613 km no Macan 4 e 591 km no Turbo. Dados de acordo com o ciclo europeu WLTP. A marca afirma que há capacidade de carregar entre 10% e 80% das baterias em apenas 21 minutos – isso, em carregadores de alta potência de até 270 kW.
Design, medidas e itens de série
O concorrente de BMW iX3, Ford Mustang Mach-E e Mercedes-Benz EQE SUV, a princípio, continua apostando na silhueta SUV com ares de cupê, com teto levemente caído na parte traseira. Na frente, destaque para os faróis divididos em duas partes – DRL acima e faróis principais na parte de abaixo. Na traseira, as lanternas ficam interligadas e atravessam toda a tampa do porta-malas – que leva até 540 litros. Ainda em medidas, o carro tem 4,78 m de comprimento, 1,94 m de largura, 1,62 m de altura e 2,89 m de entre-eixos (8,6 centímetros maior que a geração anterior). Detalhes nos para-choques mudam de uma versão para outra.
No interior, por fim, destaque para o quadro de instrumentos digital com tela de 12,6 polegadas, central multimídia com 10,9″ e o inédito head-up display (projeta imagens do quadro de instrumentos no para-brisa, com tecnologia de realidade aumentada). Tem, ainda volante multifuncional e tela para o passageiro dianteiro. Opcional, mede também 10,9″.
Atualizada em 29/1 às 11h47
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