Depois de anos rodando com carros da Ford, o presidente do Brasil poderá ser visto a bordo de um modelo elétrico. A BYD entregou nesta semana uma unidade do Tan para uso em comodato pela Presidência da República durante o prazo de um ano. Desse modo, as chaves do veículo foram entregues a Luiz Inácio Lula da Silva pelo presidente da BYD Brasil, Tyler Li.
Estavam presentes ainda na cerimônia a primeira-dama, Janja da Silva, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, o conselheiro especial, Alexandre Baldy, e a responsável pelo Departamento Jurídico da montadora, Gabriela Masetto.
Além da entrega do carro, os executivos apresentaram os planos de investimento da montadora no Brasil. Também revelaram a planta da fábrica que a BYD terá em Camaçari (BA), uma vez que a construção começará nas próximas semanas. Veja como será a unidade:
“A BYD vai investir R$3 bilhões no complexo de Camaçari, que terá capacidade inicial de produzir 150 mil carros por ano e será a primeira fábrica de automóveis da empresa fora da Ásia. O novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho (empregos diretos e indiretos) e os processos de seleção já foram iniciados”, afirmou Tyler Li.
De acordo com a empresa, a ideia é fortalecer a economia local, criando um grupo de fornecedores da própria região. Assim, a BYD terá ainda um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico na Bahia com foco no desenvolvimento de um conjunto híbrido flex.
Como é o BYD Tan de Lula
Primeiro carro da marca vendido no Brasil, o Tan (conhecido como Tang em outros mercados) é um SUV elétrico com capacidade para até sete ocupantes.
O modelo tem medidas generosas, com 4,87 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,72 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. No porta-malas, vão 940 litros na configuração para cinco passageiros e 235 l com a terceira fileira de bancos armada.
Seu conjunto elétrico traz dois motores, um na dianteira de 245 cv e outro na traseira com 272 cv. Ou seja, a tração é integral permanente. Dessa forma, são 517 cv de potência combinada. O torque, por sua vez, é de 69,3 mkgf.
Esses requisitos são capazes de levar o Tan da imobilidade aos 100 km/h em 4,6 segundos. Assim, a velocidade máxima é de 186 km/h. Por fim, a autonomia é de 309 km no circuito misto entre cidade e estrada, de acordo com o Inmetro.
O SUV é repleto de tecnologia, com destaque para a tela giratória da central multimídia de 15,6 polegadas. Há ainda sistema de câmeras 360o, além de diversos equipamentos de condução semiautônoma, como controle de velocidade adaptativo, assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego entre outros. O Tan tem preço de tabela de R$ 529.890.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!