Você está lendo...
Volvo EX30 tem defeito e entregas vão atrasar, inclusive no Brasil
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Volvo EX30 tem defeito e entregas vão atrasar, inclusive no Brasil

Problema encontrado em software vai adiar o lançamento do SUV elétrico de entrada da Volvo em pelo menos duas semanas

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

01 de fev, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo EX30 SUVs elétricos mais baratos Carro Mundial do Ano
Volvo EX30 chegaria ao Brasil em maio, mas deve ficar para junho
Crédito:Vagner Aquino/Especial para o Estadão

Os cerca de 2.000 clientes que fizeram a pré-reserva do Volvo EX30 no Brasil vão precisar de um pouco mais de paciência. De acordo com um comunicado enviado para a rede de concessionários em todo o mundo, um problema de software vai atrasar as entregas do SUV elétrico de entrada.

Não é a primeira vez que a marca sueca enfrenta um percalço como este. Em julho do ano passado, contratempos semelhantes também adiaram as entregas do EX90. Vale lembrar que o modelo está com o passaporte carimbado para o Brasil.



A Volvo afirma trabalhar ininterruptamente para sanar o problema, mas não detalhou qual era. Uma atualização do software do veículo está em desenvolvimento, contudo, será feita presencialmente, e não por meio da tecnologia Over-the Air (OTA). O que é um retrocesso, já que a Tesla, por exemplo, passa por um recall de 200 mil unidades nos EUA que será resolvido por meio da OTA. 

Publicidade


A expectativa é de que o reparo atrase as entregas do EX30 em aproximadamente duas semanas, o que não parece muito. Entretanto, esse prazo pode ser adiado. Ou seja, se o lançamento no Brasil estava programado para maio, os carros não devem desembarcar por aqui antes de junho, no melhor dos cenários.

Volvo EX30
Volvo/Divulgação

Volvo EX30 no mercado brasileiro

A ideia da Volvo é dobrar as vendas no mercado brasileiro com a chegada do SUV compacto. Em pré-venda desde meados de 2023, o modelo está disponível no País em três versões: Core, a partir de R$ 229.950, Plus, por R$ 277.950, e Ultra, de R$ 293.950. 


Produzido na China, o EX30 tem tem,4,23 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos. Já o porta-malas leva 320 litros. Há dois tipos de bateria. A de 51 kWh tem fosfato de ferro e lítio (LFP), e a de 69 kWh combina lítio, níquel, manganês e cobalto (NMC). Em ambas, a potência é de 276 cv e o torque de 35 mkgf. Assim, o SUV chega aos 100 km/h em 5,3 segundos.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião