Você está lendo...
Volvo reajusta preços após volta do imposto; veja a tabela
Mercado

Volvo reajusta preços após volta do imposto; veja a tabela

Ao contrário de outras marcas que decidiram segurar o aumento, Volvo anunciou que seus carros ficariam de 5% a 10% mais caros

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

14 de jan, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo C40
Volvo C40 foi o modelo que recebeu o menor reajuste na linha da marca
Crédito:Werther Santana/Estadão

A Volvo deixou claro desde o anúncio do governo sobre a volta da cobrança do imposto de importação que faria mudanças na sua tabela. Ao contrário de outras marcas, que já anunciaram que vão segurar os preços, como Kia e GWM, por exemplo.



De acordo com o presidente da montadora, Marcelo Godoy, a marca vai abrir mão de parte da margem de lucro para manter o crescimento de sua operação no Brasil. Dessa forma, os reajustes serão menores que o percentual das alíquotas, ficando entre 5% e 10% mais caros.

Volvo EX30
Volvo/Divulgação

Publicidade


Volvo EX30 e crescimento de mercado

No fechamento de 2023, a Volvo emplacou 8.185 unidades de seus veículos no País, um recorde para a empresa. Neste ano, entretanto, a marca sueca começa a vender no mercado brasileiro o EX30, seu SUV de entrada que já pode ser reservado desde o ano passado. 

Com a novidade, contudo, a expectativa da empresa é praticamente dobrar sua participação de mercado, e nem a volta da cobrança do imposto deve atrapalhar os planos. Mas mesmo que o carro nem tenha desembarcado por aqui, seu preço já está mais alto. Assim, até o fim do ano passado, o EX30 podia ser reservado por R$ 219.950. Agora, por fim, há um acréscimo de R$ 10 mil, chegando a R$ 229.950.

Volvo
Volvo/Divulgação

Confira a nova tabela para os carros da Volvo

EX30

  • Core Single Engine (51 kWh): R$ 229.950
  • Core Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 249.950
  • Plus Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 277.950
  • Ultra Single Engine Extended Range (69 kWh): R$ 293.950

XC40

  • Recharge Plus (69 kWh): R$ 342.950
  • Recharge Twin Ultimate (78 kWh):  R$ 405.950

C40


  • Recharge Plus (69 kWh): R$ 359.950
  • Recharge Twin Ultimate (78 kWh): R$ 418.950

XC60

  • T8 Recharge Plus: R$ 449.950
  • T8 Recharge Ultimate: R$ 492.950
  • T8 Recharge Ultimate Dark: R$ 503.950
  • T8 Polestar: R$ 525.950

XC90

  • T8 Recharge Plus: R$ 608.950
  • T8 Recharge Ultimate: R$ 659.950
  • T8 Recharge Ultimate Dark: R$ 671.950

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.