Você está lendo...
Conheça o Virtus que a VW criou para Lula desfilar no ABC
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Conheça o Virtus que a VW criou para Lula desfilar no ABC

Durante visita à fábrica da montadora na última semana, presidente usou um Virtus conversível desenvolvido apenas para a ocasião

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

05 de fev, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Virtus Lula
Lula desfila na fábrica da Volkswagen em um Virtus conversível criado exclusivamente para a visita do presidente
Crédito:Palácio do Planalto/Divulgação

A Volkswagen criou um conceito usando o Virtus como base para se tornar o carro oficial da visita do presidente Lula à fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), na última sexta-feira (2). Na ocasião, a montadora fez o anúncio de um novo ciclo de investimento no Brasil. Dessa forma, o sedã virou um modelo conversível para que o político desfilasse pelo local cumprimentando os trabalhadores. 



Além de Lula, também esteve presente na cerimônia o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ambos se encontraram com o CEO da marca na América Latina, o alemão Alexander Seitz, e o CEO da VW Brasil, Ciro Possobom. 

Virtus Cabrio
Volkswagen/Divulgação

Publicidade


Como é o Virtus Cabrio

O modelo exclusivo traz atributos das versões Highline e Exclusive. Pintado no belo tom Azul Biscay, o Virtus Cabrio tem ainda rodas de 18 polegadas com acabamento escurecido, além de interior com bancos, painel e apliques de porta na cor preta.

Já o motor é o conhecido 1.4 TSI de 150 cv tanto com etanol quanto com gasolina, que no sedã está disponível apenas na configuração Exclusive – as demais trazem o 1.0 TSI. Entretanto, o propulsor está disponível em outros modelos da marca, como Polo GTS, T-Cross e Taos, por exemplo. O câmbio é automático de seis marchas.

De acordo com a Volkswagen, cerca de 30 profissionais da área de Desenvolvimento do Produto tiveram seis semanas para entregar o veículo. “Tínhamos de proporcionar um bom espaço traseiro para os ocupantes, garantindo segurança e conforto para o propósito de uso do veículo. Também foi preciso garantir resistência e rigidez estrutural suficientemente boas. Tudo num período extremamente curto”, detalha Antonio Carnielli Jr., diretor de desenvolvimento técnico da VW.


Virtus Cabrio
Volkswagen/Divulgação

Sem teto

Não basta arrancar o teto do sedã para transformá-lo em um modelo conversível. É preciso muita técnica para manter a segurança e a estrutura do veículo. No caso do Virtus Cabrio, a Volks removeu o conjunto de teto com as colunas B e C e reforçou outros pontos do para alcançar uma boa rigidez. 

Além disso, o assoalho foi alongado para oferecer mais espaço para os ocupantes do banco traseiro, onde Lula e Alckmin desfilaram. Desse modo, até o tanque de combustível teve seu tamanho alterado para caber sob o carro.


A montadora ainda colocou no sedã novas peças de acabamento externo, como bancos e partes de fechamento de colunas e portas, por exemplo. Uma barra transversal na região da coluna B também foi acrescentada para dar apoio aos ocupantes traseiros ao ficarem de pé. Por fim, mudaram também alguns sistemas eletrônicos de gerenciamento do veículo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião